Seminário com o Dr. Renné Medeiros de Araújo – 13 de maio de 2016 – 10h15min

09/05/2016 14:49

Renne_Medeiros_De_Araujo

Doutorado em Ótica Quântica (Laboratoire Kastler Brossel – LKB) pela Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris, concluído em novembro de 2012. Pós-doutorado em Ótica Quântica (Laboratório de Manipulação Coerente de Átomos e Luz – LMCAL) na Universidade de São Paulo, em São Paulo, dezembro de 2012 a dezembro de 2015.

Ótica Quântica Multimodal à luz de alguns experimentos recentes*

Dr. Renné Medeiros de Araújo

Pós-doutorando – UFSC/FSC

*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

A descrição da luz do ponto de vista quântico passa pelas noções de modo e de estado quântico. Ao mesmo tempo, a compreensão da Mecânica Quântica em termos da Teoria da Informação é reconhecida desde seus primórdios e tem amadurecido bastante nas últimas décadas. Em tal contexto, o estado pode ser visto como o conteúdo de informação quântica e o modo, como um suporte no qual a informação quântica está codificada. Neste seminário, aprofundaremos estas noções usando como exemplos alguns experimentos recentes na área de Ótica Quântica ao redor do mundo e seus possíveis desdobramentos na construção de um futuro computador quântico.

Data: 13 de maio de 2016 – (sexta-feira)- Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min