Relato da 176ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC

05/12/2016 14:50

Caros usuários

Segue abaixo o relato da 176ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-graduação em Física da UFSC, realizada no dia 05 de dezembro de 2016 – (segunda-feira), às 10 horas, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Física:

No início da reunião o presidente solicitou a inclusão do assunto “Projeto de dissertação”, o qual foi aprovado e incluso na pauta da reunião.

1. Comunicações

– Boas vindas ao membros Marcio Santos e Lucas Nicolao, novos membros eleitos pela área de concentração Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatísticas.

– No dia 09/12/2016 haverá eleição para representante discente junto ao colegiado delegado para o ano de 2017.

– O presidente informou que divulgará esta semana a data da reunião do colegiado pleno.

2. Ata da reunião ordinária nº 175

Aprovada por unanimidade com as propostas de alteração apresentada pelos membros Débora Peres Menezes e Raymundo Baptista

3. Relatório final e prorrogação de estágio pós-doutoral:

Aprovado o relatório final e a prorrogação do estágio pós-doutoral do estagiário Alberto Torres Riera Junior.

4. Calendário para o semestre 2017/1: Aprovado o seguinte calendário para o semestre 2017/1

período de matrícula: de 10 de fevereiro a 17 de março de 2017;

início das aulas: 6 de março de 2017;

último dia para cancelamento de matrícula em disciplinas: 05 de maio de 2017;

período para reposição de aulas, entrega de trabalhos e provas finais: de 30 de junho a 07 de julho de 2017;

último dia letivo: 07 de julho de 2017;

entrega de conceitos: de 10 de julho a 14 de julho de 2017.

5. Recurso referente ao processo nº 23080.059380/2016-17 – interessada discente Kelli de Fátima Ulbrich:

Aprovado o recurso com base em novos documentos apresentados pela requerente.

6. Proposta de resolução para estágio de docência.

Aprovado duas proposta de funcionamento do estágio de docência a serem encaminhada à reunião do Colegiado Pleno.

7. Projeto de dissertação.

Aprovado o projeto de dissertação de Laura Antonia Barth Martinez.

8. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”;

a) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Marielli de Souza Schlickmann, intitulada: “Dissecando galáxias: metais, poeira, gás, atividade nuclear e formação estelar”, a ser realizada na data de 2 de dezembro de 2016.

b) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Vanessa Pitirini Guarienti, intitulada: “Computação Quântica Adiabática em Sistemas Relativísticos”, a ser defendida na data de 16 de novembro de 2016.

c) Processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, pelo período de 1º de novembro de 2016 a 30 de outubro de 2017, do(a) Sr(a). Tiago José Nunes da Silva, referente ao projeto “Compreensão do Diagrama de Fases de QCD”, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

d) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Ian Jordy Lopez Diaz, intitulado: “Simulações de Monte Carlo de um modelo de ising com plano não equivalentes” a ser realizado na data de 02 de dezembro de 2016.

e) Processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, pelo período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, do(a) Sr(a). Guilherme dos Santos Couto, referente ao projeto “Relação entre feedback e formação estelar em rádio galáxias do Universo local”, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

f) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Sérgio Souto Rocha, intitulado: “ESTRUTURAS DEFORMADAS NA PASTA NUCLEAR 3D NA APROXIMAÇÃO DE THOMAS FERMI” a ser realizado na data de 16 de dezembro de 2016.

g) Homologação da candidatura para representante discente junto ao Colegiado Delegado, conforme determina o art. 17, §2º do Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Física.

h) Processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, pelo período de 1º de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2017, do(a) Sr(a). Daniel Ruschel Dutra, referente ao projeto “Estudo da co-evolução entre AGN e galáxia hospederia através da síntese de populações estelares”, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

i) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação de doutorado de William Rafael Tavares a ser realizada na data de 16 de dezembro de 2016.

9. Assuntos Gerais.

O presidente comentou a possibilidade de discussão para o próximo ano de uma mudança no regimento interno que inclua a defesa de projeto de dissertação aos mestrandos.

O presidente informou que está prevendo mudanças no edital do processo seletivo para o semestre 2017/2, visando que o discente tenha concluído o curso de mestrado para ingresso no doutorado até o fim do período de matrícula do semestre de ingresso.