Relato da 177ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC

28/03/2017 15:49

Caros usuários

Segue abaixo o relato da 177ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-graduação em Física da UFSC, realizada no dia 20 de março de 2017 – (segunda-feira), às 10 horas, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Física:

1. Comunicações

a) O presidente apresentou planilha encaminhada pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nivel Superior (CAPES), na qual consta a distribuição de recursos de custeio para os programas de Pós-Graduação da UFSC para o ano de 2017. O presidente informou que o Programa de Pós-graduação em Física receberá o valor de R$ 54.622,16 (cinquenta e quatro mil seiscentos e vinte e dois reais e dezesseis centavos), destinado as despesas de custeio das bolsas de mestrado e doutorado do Programa Demanda Social e R$ 18.200,00 (dezoito mil e duzentos reais) referente ao custeio do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

b) O presidente informou que entrega foi realizada no dia 10 de março de 2017 o envio da coleta de dados do programa, referente ao ano de 2016, na plataforma sucupira. Informou que neste ano finaliza o quadriênio de avaliação e após análise dos números compreende que as estatísticas do programa estão em conformidade com a média nacional e acredita que o Programa de manterá no conceito 5 da CAPES.

c) O presidente informou que efetuou reunião com os docentes que ingressarão recentemente no Departamento de Física. Informou que prestou esclarecimentos sobre o Programa, principalmente no que tange a avaliação da CAPES, assim como o sistema de credenciamento. Orientou os docentes que disponibilizem informações para que a Coordenadoria do Programa possa inseri-las no site do Programa. Sugeriu que estes professores ministrem seminários no Programa. Os membros teceram comentários sobre a proposta dos novos docentes ministrarem seminários no Programa.

d) O presidente prestou informações aos membros sobre a realização do V Encontro de Física e Astronomia na UFSC que ocorreu no período de 20 a 24 de fevereiro de 2017. O presidente informou que o evento contou com 150 inscritos, representando 8 estados, tendo sido realizadas, 4 palestras, 7 minicursos, 9 seminários e apresentado 28 pôsteres, totalizando 38 horas de atividades sobre todas as áreas da física e astronomia. O evento contou com o patrocínio do The European Physical Journal e contou com à entrega de prêmios aos melhores trabalhos. O presidente destacou como ponto negativo do evento a baixa participação de discentes e docentes do Programa. e) O subcoordenador informou que está viabilizando a contratação como bolsista de um estudante da 1º fase do curso de física para divulger os grupos de pesquisa e o programa na internet. Na sequência foi exposto um blog administrado pelo discente.

2. Ata da reunião ordinária nº 176

Aprovada por unanimidade com as propostas de alteração apresentada pelo membro Ivan Helmuth Bechtold

 

3. Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento dos professores para o ano de 2017

 Aprovada por unanimidade a seguinte relação de credenciamento dos professores do Programa de Pós-Graduação em Física para o ano de 2017:

Professores permanentes: André Avelino Pasa, Antônio Nemer Kanaan Neto, Carlos Eduardo Maduro de Campos, Clederson Paduani, Débora Peres Menezes, Eduardo Inácio Duzzioni, Emmanuel Grave de Oliveira, Felipe Arretche, Françoise Toledo Reis, Ivan Helmuth Bechtold, Jeferson de Lima Tomazelli, Juliana Eccher, Lucas Nicolao, Lucio Sartori Farenzena, Luis Guilherme de Carvalho Rego, Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, Marcio Santos, Marcus Emmanuel Benghi Pinto, Maria Luisa Sartorelli, Marta Elisa Rosso Dotto, Natalia Vale Asari, Nilton da Silva Branco, Paulo Henrique Souto Ribeiro, Pawel Klimas, Raymundo Baptista, Roberto Cid Fernandes Junior, Sidney dos Santos Avancini, Valderes Drago, Wagner Figueiredo.

Professores colaboradores: Alexandre da Cas Viegas, Celso de Camargo Barros Junior, Kahio Tibério Mazon, Marco Aurélio Cattacin Kneipp, Sérgio Eduardo Michelin.

Professores descredenciados a pedido: Danilo de Paiva Almeida, Abílio Mateus Junior e José Ricardo Marinelli.

 

 4. Resultado processo seletivo contratação professor visitante estrangeiro:

Homologado por unanimidade

 

5. Planos de estágio de docência para o semestre 2017/1.

Foram aprovados os seguintes planos de estágio de docência:

Thamirys de Oliveira (mestrado), Kauan Dalfovo Marquez (mestrado), Maria de Lourdes Zamboni Peixoto Deglmann (mestrado), Carleanne Patrícia da Silva Reis (mestrado), Paulo Henrique dos Santos (mestrado), Mateus Reinke Pelicer (mestrado), Mateus Tomazini Kinasz (mestrado) e Thomas Häffner (mestrado).

6. Prorrogação de prazo para conclusão de curso.

Foram aprovados os seguintes prazos de prorrogação:

Rafael Bento Serpa: prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 18/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

Gabriel de Azevedo Miranda Alboccino Fernandes:  prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 18/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

Diego Emilio Zanellato: prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 18/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

Paloma Boeck Souza:  prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 18/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

 Daniel Salvador: prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 05/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

 Juan Camilo Macias Ramirez: prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 18/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

Carlos Gentil Oro Lemos: prorrogado pelo período de 12 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 18/03/2018 e a defesa entregue à Coordenadoria 90 dias antes do fim do prazo de prorrogação.

Rafael Victor Stenzinger: prorrogado pelo período de 6 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 09/08/2017.

Simone Venturim Bernardino: prorrogado pelo período de 6 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 02/09/2017.

Alessandro Lopes Alves:  prorrogado pelo período de 6 meses devendo a defesa ser realizada até a data de 02/09/201

 

7. Relatório final e prorrogação de estágio pós-doutoral.

 Processo nº 23080.0691/2015-54, no qual consta o relatório final do estágio pós-doutoral do estagiário Genevieve Kreibich Pinheiro –  aprovado

 

 8. Validação de créditos em disciplina.

Tulio Eduardo Restrepo Medina: validação de 30 créditos no histórico do curso de doutorado.

Patrick Antonio Morelo: validação de 24 créditos no histórico do curso de doutorado.

Cristian Andrey Momoli Salla: Validação de 4 créditos na disciplina  na disciplina “TRABALHOS ACADÊMICOS”.

 

9. Projeto de dissertação e tese.

Foram apresentados os seguintes projetos de dissertação e tese:

a) Projeto de dissertação de mestrado de Ismael Rodrigues Silva, intitulado “Soluções compactas no modelo estendido de Skyrme-Faddeev”, na área de concentração Física matemática e Teoria de Campos e linha de pesquisa Teoria Geral de Partículas e Campos, tendo como orientador o professor Pawel Klimas.

b) Projeto de tese de doutorado de Tulio Eduardo Restrepo Medina, intitulado “Ivariância de Escala e Termodinâmica da Cromodinâmica Quântica”, na área de concentração Física Matemática e Teoria de Campos e linha de pesquisa Teoria Geral de Partículas e Campos, tendo como orientador o professor Marcus Emmanuel Benghi Pinto.

c) Projeto de tese de doutorado de Igor Dornelles Schoeller Siciliani, intitulado “Estudos do Modelo de Galves-Löcherbach em Econofisica e Neurociência Computacional”, na área de concentração Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística e linha de pesquisa Física Estatística e Termodinâmica, tendo como orientador o professor Marcelo Henrique Romano Tragtenberg.

d) Projeto de tese de doutorado de Kelli de Fátima Ulbrich, intitulado “Nanomateriais Calcogenetos obtidos por Mecano-Síntese”, na área de concentração Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística e linha de pesquisa Física da Matéria Condensada, tendo como orientador o professor Carlos Eduardo Maduro de Campos.

e) Projeto de dissertação de mestrado de Eduardo Lourenço de Andrade, intitulado “mapeamento espectral e temporal do disco de acréscimo de uma nova-anã ao longo de uma erupção”, na área de concentração Astrofísica e linha de pesquisa Astrofísica, tendo como orientador o professor Raymundo Baptista.

f) Projeto de dissertação de mestrado de Larissa Gomes França, intitulado “Materiais orgânicos com propriedades líquido-cristalinas para aplicações em células solares”, na área de concentração Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística e linha de pesquisa Física da Matéria Condensada, tendo como orientadora a professora Juliana Eccher.

 

10. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”;

a) Aprovação da ata da comissão de seleção do processo seletivo e homologação da ata da comissão de bolsa do processo seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado do semestre 2017/1.

b) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de William Martarello, intitulado: “INFLUÊNCIA DO ESPAÇO-TEMPO CURVO NO CÁLCULO DO LIVRE CAMINHO MÉDIO DE NEUTRINOS EM UM GÁS INTERAGENTE FORMADO POR PRÓTONS, NÊUTRONS E ELÉTRONS”, realizada na data de 22 de dezembro de 2016.

c) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Leandro Roza Livramento, intitulada: “Q-balls e Q-shells Compactas em Modelo Tipo CPN”, realizada na data de 21 de fevereiro de 2017.

d) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Fábio Rafael Herpich, intitulada: “Plano de Aposentadoria Galáctica: Galáxias Early-type do Ultravioleta ao Infravermelho” e a participação do membro externo Prof. Dr. Rogemar André Riffel – UFSM, por intermédio de sistema de interação áudio e vídeo em tempo real, realizada na data de 22 de fevereiro de 2017.

e) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Ubiratãn José Furtado, intitulada: “Difusão de Neutrinos em um Meio Nuclear” e a participação do membro externo Prof. Dr. Clebson Abati Graeff – UTFPR/Pato Branco, por intermédio de sistema de interação áudio e vídeo em tempo real, realizada na data de 2 de março de 2017.

f) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Patrick Antonio Morelo, intitulada: “ESTUDO DE MODELO BASEADO EM MAPA PARA PÓS-DESPOLARIZAÇÃO PRECOCE CARDÍACA”, realizada data de 3 de março de 2017.

g) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Joana Carolina Sodré, intitulada: “Estudo da Função de Wigner Covariante aplicada ao Modelo Sigma Linear”, realizada data de 3 de março de 2017.

h) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Carlos Eduardo Krassinski Soares, intitulada: “ESTUDO DO EFEITO DE DESORDEM NO MODELO DE POTTS COM INTERAÇÕES DE LONGO ALCANCE” e a participação do membro externo Prof. Dr. Minos Martins Adão Neto – UFAM, por intermédio de sistema de interação áudio e vídeo em tempo real, realizada na data de 3 de março de 2017.

i) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Graziele Bortolini, intitulado: “Método de Dinâmica Molecular Não-adiabática Baseado em Ehrenfest e Hückel Estendido” realizado na data de 06 de março de 2017.

j) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Wagner Schlindwein, intitulada: “MAPEANDO O DISCO DE ACRÉSCIMO EM VARIÁVEIS CATACLÍSMICAS: SDSS J0926+3624 E OY CARINAE”, realizada na data de 10 de março de 2017.

l) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Ariel Werle, intitulado: “Análise Simultânea de Espectros Ópticos e Fotometria Ultravioleta com o STARLIGHT”, realizada na data de 15 de março de 2017.

m) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Pedro Ricardo Piccini, intitulado: “FASES MODULADAS EM SISTEMAS COM INTERAÇÕES COMPETITIVAS”, realizado na data de 17 de março de 2017.

n) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Kewin Sachtleben, intitulada: “ESTUDOS DE EFEITOS NÃO ADIABÁTICOS EM DINÂMICA QUÂNTICA”, realizada na data de 17 de março de 2017.

o) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Letícia Martendal, intitulada: “EXCITAÇÃO VIBRACIONAL NA MOLÉCULA DE N2 POR IMPACTO DE ELÉTRONS”, a ser realizada na data de 22 de março de 2017.

p) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Bruno Pavani Bertolino, intitulada: “MODELOS EFETIVOS SOB A AÇÃO DE CAMPOS MAGNÉTICOS FORTES NO FORMALISMO DE VLASOV” e a participação do membro externo Prof. Dr. Clebson Abati Graeff – UTFPR/Pato Branco, por intermédio de sistema de interação áudio e vídeo em tempo real, a ser realizada na data de 24 de março de 2017.

q) Processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, pelo período de 1º de março de 2017 a 28 de fevereiro de 2018, do(a) Sr(a). Fábio Rafael Herpich, referente ao projeto “Análise de galáxias early-type com linhas de emissão através de espectroscopia de campo integral”, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

r) Aprovação da composição da banca do processo seletivo para contratação de professor visitante ao Programa de Pós-graduação em Física. s) Aprovação da composição da banca do processo de seleção para alocação de duas bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES).

s) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Bruna Fernanda Baggio, intitulado: “EFEITO KONDO E ANISOTROPIA MAGNÉTICA EM MOLÉCULAS DE PORFIRINA E FTALOCIANINA” a ser realizado na data de 28 de março de 2017.

t) Aprovação da composição da banca do processo de seleção para alocação de duas bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES).

u) Aprovação da composição da banca do processo seletivo para contratação de professor visitante estrangeiro para o Programa de Pós-graduação em Física.

 

 11. Assuntos Gerais.

Não houve assunto a ser tratado neste ponto de pauta.

 

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com