Palestra com a professora Yvonne Primerano Mascarenhas – 28/08/2017 – 13h30min – Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI)

24/08/2017 17:08

A Cristalografia Estrutural no Brasil

Lembraremos inicialmente que o primeiro cientista no Brasil foi José Bonifácio de Andrada e Silva, mineralogista de reputação internacional mais conhecido por sua participação na independência do Brasil. Será discutida a importância da Cristalografia Estrutural, tanto antes como após a descoberta da difração de raios X. Será analisada a evolução dos seus equipamentos e metodologias e sua implantação no Brasil através da ação de vários pesquisadores. Finalmente será apresentada uma breve visão do seu estágio atual no Brasil e as perspectivas para o futuro a nível nacional e internacional.

Data: 28/08, 13:30h

Local: Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).

 

Em julho deste ano a Profa. Yvonne foi homenageada pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) com o prêmio IUPAC-2017 Distinguished Women in Chemistry or Chemical Engineering Awards. Abaixo uma reportagem publicada na revista Pesquisa FAPESP.

Yvonne Primerano Mascarenhas: A senhora dos cristais

Física homenageada em congresso mundial de química começou na década de 1960 a estudar estruturas moleculares por meio de difração de raios X.

http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/08/18/yvonne-primerano-mascarenhas-a-senhora-dos-cristais/

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com