Seminário con el post-doctorado Gisele Elias Nunes de Pauli – 6 de octubre de 2017 – 10h15min

04/10/2017 10:11

EL PROGRAMA DE POSGRADO EN FÍSICA invita a todos para lo seminario:

DESENVOLVIMENTO DE BIOSSENSORES ÓPTICOS IMUNOCROMATOGRÁFICOS*

Gisele Elias Nunes de Pauli – postdoc/UFSC

*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

Os biossensores ópticos baseados no imunoensaio de fluxo lateral (do inglês lateral flow immunoassays – LFIAs) são dispositivos promissores que vem sendo utilizados na detecção de uma variedade de analitos, dentre eles proteínas e toxinas. A aplicação mais conhecida é o teste de gravidez, baseado na detecção de gonadotrofina coriônica humana (do inglês human chorionic gonadotropin – HCG), na urina. As principais vantagens do LFIA são o fácil manuseio, e a análise qualitativa pode ser obtida pela observação dos resultados a olho nu em menos de 30 minutos.  Entretanto, o LFIA apresenta algumas limitações importantes, dentre elas, apenas pequenas quantidades de amostra podem ser processadas em cada análise (tipicamente 200 µL). Para superar esse inconveniente, elaboramos um novo dispositivo, o “Lab-in a syringe” (LIS), publicado na revista Lab on a Chip 15, 399 (2015). O LIS é baseado em um simples imunoensaio de fluxo vertical (VFIA) e foi utilizado para a detecção de proteínas, dentre elas o antígeno específico da próstata (do inglês prostate specific antigen – PSA) e Imunoglobulina G humana (HIgG). Assim como a maioria dos outros dispositivos baseados em papel, o LIS é fácil e rápido de ser utilizado. Portanto, estes dispositivos podem ser útil como método de diagnóstico rápido e simples para a detecção de analitos importantes em diferentes campos, tais como: monitoramento ambiental, alimentos e saúde.

Data: 06 de outubro de 2017 – (sexta-feira) – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min