Seminar with PhD Student Luiza Gomes Ferreira – June 8, 2018 – 10h15min

04/06/2018 07:00

 

THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:
Rice University: Pesquisa sobre Proteínas Motoras e oportunidades.

Luiza Gomes Ferreira
Doutoranda Rice University (Egressa do PPGFSC/UFSC)

Abstract:

Nessa palestra falarei sobre a pesquisa que eu tenho desenvolvido na Rice University e um pouco da minha experiência como aluna de doutorado aqui, bem como sobre as oportunidades que a Rice tem a oferecer aos alunos e pesquisadores Brasileiros.
Minha pesquisa baseia-se em estudar modelos estocásticos fora do equilíbrio para compreender o movimento de determinadas proteínas motoras que existem dentro das células. Proteínas motoras ou motores moleculares são moléculas enzimáticas que participam ativamente de muitos processos biológicos como transporte celular, divisão celular, síntese de proteínas. A dinâmica de molécula única dos motores moleculares foi muito estudada nos últimos anos, porém pouco se sabe sobre o comportamento coletivo desses motores em condições que eles possam interagir entre si. Resultados experimentais recentes indicam a existência de interação entre certas proteínas motoras. Interações intermoleculares podem influenciar fortemente as funções biológicas que esses motores desempenham.Para entender os mecanismos do comportamento coletivo desses motores estudamos os efeitos que as interações têm sobre a dinâmica do sistema. Por meio do desenvolvimento de modelos teóricos que envolvem física, química e biologia e de simulações computacionais tentamos melhorar a descrição desses sistemas.
A segunda parte desta palestra visa estimular e auxiliar estudantes brasileiros que tenham interesse em estudar na Rice e também possibilitar mais colaborações com instituições brasileiras. A possibilidade de estudar em outros países é cada vez mais atrativa aos jovens de hoje, devido à possibilidade de abertura a novas perspectivas na vida pessoal e profissional. Os Estados Unidos da América são um dos destinos mais almejados por ser um grande centro cultural e científico. A cidade de Houston, a quarta maior cidade americana, é onde está localizada a Rice University. A Rice está entre as melhores universidades do país e tem em seu corpo docente um professor laureado com o prêmio Nobel de Química além de possuir um dos maiores centros de pesquisa teórica em biociência, o BioScience Research Collaborative (BRC) que reúne pesquisadores de diversas áreas.

Date: June 8, 2018 – (friday) – Place: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Time: 10h15min

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com