Seminário com o Dr. Junior A. Koch – 29 de junho de 2018 – 10h15min

22/06/2018 11:00

Gravidade Quântica: a quantização do gráviton não linear*

Dr. Junior A. Koch
Grupo de Relatividade Geral e Cosmologia – UDESC/Joinville

*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

A busca por uma teoria quântica da gravidade é um assunto recorrente em física, sendo que tal teoria uniria os princípios da mecânica quântica com a ideia de um espaço-tempo dinâmico que interage com os demais campos quânticos descritos na teoria quântica de campos. Há diversos candidatos a ocupar este cargo como a teoria de cordas e a teoria de gravidade quântica em loop, porém cada uma apresenta suas limitações e não se obteve ainda uma teoria satisfatória. A incompatibilidade da relatividade geral com a mecânica quântica se dá pelo fato da última ser construída sob o princípio da superposição que não pode ser utilizado nas equações de campo de Einsten. Tentativas de linearizar tais equações fornecem aproximações que são úteis na detecção de ondas gravitacionais, mas não são suficientes para a quantização da gravidade. O Físico-Matemático Roger Penrose propôs a utilização das equações de Einstein no formalismo espinorial onde os objetos que carregam a informação sobre a curvatura do espaço-tempo são os espinores de Weyl, sendo estas as quantidades a serem quantizadas. As equações de onda clássicas para estes espinores são conhecidas e descrevem a propagação do gráviton sem a necessidade de uma linearização das equações de campo. Entretanto, as técnicas usuais de teoria quântica de campos em espaço-tempo curvo tratam a gravidade como um campo externo que interage com algum campo a ser quantizado e não como o campo em estudo. A pesquisa que está em andamento na Universidade do Estado de Santa Catarina, com a supervisão do Professor Dr. Jorge Gonçalves Cardoso, propõe a construção de uma teoria para a gravidade quântica em um contexto espinorial de segunda quantização. Procura-se assim construir os operadores que satisfazem as equações de campo e as operações de comutação envolvendo seus propagadores. Neste seminário serão abordados aspectos do formalismo de Infeld-van der Waerden (formalismo espinorial em relatividade geral), bem como as considerações sobre os espinores de curvatura em uma teoria quântica de campos em espaço-tempo curvo.

Data: 29 de junho de 2018 – (sexta-feira) – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min