Seminário com Odylio Denys Aguiar – 10 de agosto de 2018 (sexta-feira) – 10h15min

07/08/2018 08:04

Pesquisador do INPE. Colaborou com a equipe internacional que detectou pela primeira vez na história uma onda gravitacional em setembro de 2015.

Ondas Gravitacionais: Prêmio Nobel de Física de 2017 e uma nova janela para o Universo*

Odylio Denys Aguiar

Pesquisador Titular, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

Ondas gravitacionais foram detectadas pela primeira vez em 14 de setembro de 2015, às 6h51 (horário de Brasília) pelos detectores gêmeos do Observatório Interferométrico de Ondas Gravitacionais LIGO (do inglês Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory), localizados em Livingston, Louisiana, e Hanford, estado de Washington, nos Estados Unidos, cerca de 100 anos após terem sua existência prevista por Albert Einstein, em sua teoria da Relatividade Geral. O sinal detectado era o de um par de buracos negros espiralando um em direção ao outro, seguido do ressoar do buraco negro resultante da fusão dos dois. Esta fusão ocorreu a uma distância de ~ 1.3 bilhões de anos-luz. As massas dos buracos negros iniciais eram de 29 M⊙ (massas do Sol) e 36 M⊙, e a massa do buraco negro resultante foi de 62 M⊙. Cerca de 3.0 M⊙c^2 de energia foi irradiada na forma de ondas gravitacionais. Este evento inaugurou a Astronomia de Ondas Gravitacionais, uma nova janela para observar o Universo. Outros quatro eventos envolvendo também pares de buracos negros foram detectados: em 26 de dezembro de 2015, 04 de janeiro, 8 de junho e 14 de agosto de 2017, este último também detectado pelo interferômetro Virgo, consolidando esta astronomia. Porém, um evento ainda mais impressionante foi observado no dia 17 de agosto de 2017, às 09:41:04 (do horário de Brasília). Tratava-se do sinal em ondas gravitacionais de um par de estrelas de nêutrons, que ao se fundirem, diferentemente dos pares de buracos negros, emitiram uma gama enorme de ondas eletromagnéticas, que cobriram boa parte de todo o espectro, inaugurando um novo tipo de astronomia, chamada de multimensageira, envolvendo observação conjunta de ondas gravitacionais e eletromagnéticas. Nesta apresentação daremos maiores detalhes sobre estas ondas gravitacionais, os detectores, o que já aprendemos com todas estas detecções e as consequências desta fenomenal conquista da ciência contemporânea, ganhadora do prêmio Nobel de Física de 2017. Também traçaremos as perspectivas para o futuro da recém-inaugurada Astronomia de Ondas Gravitacionais, que vai revolucionar o nosso conhecimento da física e astrofísica e, provavelmente, nos ajudar a responder às suas principais questões da atualidade: a matéria escura, a energia escura e como o Universo teve início.

Data: 10 de agosto de 2018 – (sexta-feira) Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min