Seminário com Prof. Hector Bessa Silveira. – 23 de novembro de 2018 (sexta-feira) – 10h15min

05/11/2018 17:51

Controle Quântico*

Prof. Hector Bessa Silveira
Departamento de Engenharia de Automação de Sistemas da UFSC

*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

O objetivo deste seminário é apresentar alguns dos principais aspectos físicos, matemáticos e de engenharia envolvidos no controle de sistemas quânticos. Serão abordados dois problemas distintos de controle quântico: (a) geração de portas lógicas quânticas arbitrárias para n-qubits e (b) estabilização do número de fótons (estados de Fock) em uma cavidade. Do ponto de vista tecnológico, o primeiro problema é relevante para a implementação de computadores quânticos e, o segundo, para aplicações da teoria da informação quântica.

Data: 23 de novembro de 2018 – (sexta-feira) Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min