Seminar with professor Roberto Kalbush Saito – April 26, 2019 (tuesday) – 10:15 a.m.

22/04/2019 14:49

THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

VVV-WIT-07: outra estrela da Tabby ou um objeto de Mamajek?
Roberto Kalbush Saito
UFSC/FSC

Abstract:

Muitas, se não a maioria das estrelas, apresentam variações temporais de brilho. O estudo dessas variações nos ajuda na compreensão da estrutura interna das estrelas e dependendo da escala de tempo e perfil dessas variações estas são classificadas dentro das diversas classes de estrelas variáveis existentes.
VVV-(What Is This?)-07 é uma estrela variável única recentemente descoberta entre as quase 1 bilhão de estrelas observadas pelo projeto VISTA Variables in the Vía Láctea (VVV) na região central da Galáxia. A VVV-WIT-07 apresenta uma sequência recorrente porém não periódica de perdas de brilho ao longo dos anos 2010-2018, com um possível eclipse profundo em julho de 2012 quando o brilho do objeto diminuiu em cerca 80%, o que não é esperado para uma estrela.
As variações de brilho de VVV-WIT-07 são similares àquelas vistas na estrela J1407 (o objeto de Mamajek), onde acredita-se que uma estrela pré-sequência principal é eclipsada por um planeta com anéis muito maiores e densos que os de Saturno ou, alternativamente, à estrela KIC 8462852 (a estrela de Tabby), onde as variações de brilho poderiam estar associadas à presença de anéis irregulares de poeira, planetesimais, ou mesmo uma nuvem de cometas ao redor da estrela.
Neste seminário apresentaremos nossa análise de VVV-WIT-07 baseada em dados do projeto VVV e VVV eXtended (VVVX), e complementada com dados de arquivo e observações espectroscópicas de seguimento. Cenários alternativos, nenhum dos quais totalmente consistente com os dados disponíveis, também serão apresentados.

Date: April 26, 2019 – (tuesday) – Place: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Time: 10:15 a.m.

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com