Relato da reunião ordinária nº 164 de 18 de agosto de 2014

19/08/2014 16:52

Caros usuários:

Segue abaixo o relato da  164ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC,  realizada no dia 18 de agosto de 2014 – (segunda-feira), às 9h, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-Graduação em Física:

 1. Comunicações:

Eleição para membros do colegiado delegado no dia 28/08/2014

Preenchimento do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

2. Aprovação da ata da reunião ordinária nº 161 e nº 163.  Aprovada por unanimidade com as alterações solicitadas pelo membro Wagner Figueiredo.

3. Projetos de dissertação/tese e coorientações: 

Projeto de tese de doutorado: Guilherme Grams, Fábio Rafael Herpich, Leandro Passos de Figueiredo, Graziâni Candiotto, Luis Alberto Torres Quispe

Projeto de dissertação: Cristiane de Padua Ferreira, Marcos KendiYamasaki, Rodrigo Konrath, Jhaison Costa de Faria, Vanessa PitiriniGuarienti, Luciano Rostirolla Prado

Coorientações: Luis Aberto Torres Quispe e Paulo Roberto Innocente para Dr. Iuri S. Brandt

4. Validação de créditos em disciplinas: 

Validada as solicitações de créditos dos seguintes discentes: Rafael Bento Serpa, William Martarello, Guilherme Grams, Germano S. Bortolotto, Maiara Sampaio Carvalho e Paulo Roberto Innocente

5. Prorrogação de prazo para conclusão de curso: Aprovada as prorrogações dos seguintes discentes

Milton André Tumelero: prorrogação até 08/02/2015

Rodrigo Tiedt: prorrogação até 04/03/2015 (a defesa tem que acontecer até esta data).

Paulo Roberto Innocente: prorrogação para realização do exame de qualificação ao doutorado até a data de 23/02/2015.

6. Aprovação do mini-curso “Supercondutividade e Magnetismo” como disciplina optativa no semestre 2014/2:

Aprovado.  O discente que desejar cursar este minicurso receberá 2 (dois) créditos desde que realiza as seguintes atividades:

– Presença nos 3 dias de mini-curso;

– Presença no seminário de 05/09/2014;

– Presença na defesa de tese de Tharnier Puel de Oliveira – 04/09/2014.

7. Relatório final de estágio pós-doutoral de Ana das Mercês Pelisson: Aprovado.

8. Solicitação de trancamento de matrícula: Aprovado trancamento de matrícula de Felipe Maykot até 11/08/2015

9. Destinação de bolsas de estudo a discentes do curso de doutorado: O Colegiado deliberou que o Programa implemente as bolsas de estudos de doutorado que estão disponíveis aos discentes do programa que tenham interesse, tendo em vista evitar que a CAPES tome estas bolsas caso não sejam implementadas.

10. Execução do orçamento PROAP-FÍSICA 2014 e deliberações: Face aos recursos ainda disponíveis o Colegiado deliberou à Coordenação a compra de material de papelaria, laboratórios e up grades para computadores.

11. Aprovação do calendário, comissão de bolsa e de seleção do processo seletivo para ingresso no semestre 2015/1: Aprovado, lançamento do edital em 15/09/2014

12. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”: Homologado os seguintes 

a) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do Sr. Enrique Alberto Gallegos Colado conforme determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

b) Aprovação dos planos de trabalho da disciplina estágio de docência, referentes ao semestre 2014/1, dos seguintes discentes: Cristian Andrey Momoli Salla, Gabriel de Azevedo Miranda Alboccino Fernandes, Graziâni Candiotto, Guilherme Dalla Lana Semione, Luiza Gomes Ferreira.

c) Aprovação da participação do  Prof. Dr. Christian Guzman Carmine, membro externo da banca da defesa de tese de doutorado de Alexandre José Tuotto Silveira Mello, através de vídeo conferência em conformidade com o que prevê o artigo 60, §2º, da RESOLUÇÃO NORMATIVA N.° 05/CUN/2010, DE 27 DE ABRIL DE 2010 que dispõe sobre a pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Santa Catarina.

d) Aprovação do pedido de prorrogação de prazo para conclusão do curso de mestrado ao discente Rodrigo Sérgio Tiedt encaminhada pelo professor Lucio Sartori Farenzena.

e) Aprovação da coorientação do professor Jürgen Kirscher ao curso de mestrado de Kenia Novakoski Fischer.

f) Aprovação da solicitação de prorrogação de prazo para conclusão do curso de doutorado de Eduardo de Almeida Isoppo, pelo período de 12 meses, passando a ser o prazo limite para defesa a data de 8 de agosto de 2015.

g) Aprovação de mandato “pró-tempore” para os membros do colegiado delegado representantes das áreas de Astrofísica (Prof. Raymundo Baptista – titular e Prof. Dr. Abílio Mateus Junior – suplente) e Física Nuclear e de Hádrons (Prof. Celso de Camargo Barros Junior – titular e Prof. José Ricardo Marinelli – suplente) pelo período de 28 de maio de 2014 a 30 de agosto de 2014.

h) Aprovação da disciplina “TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA: Introdução à Microscopia de Ponta de Prova”, a ser lecionada no semestre 2014/2, tendo como ministrante a professora Marta Elisa Rosso Dotto.

i) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação ao doutorado de Gabriel Neves Ferrari, intitulada: “Desenvolvimento de técnicas não-perturbativas para a interação forte” realizada no dia vinte e um de março de dois mil e quatorze.

j) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Fabrício Luiz Faita intitulada: “Estudo de Matrizes Elastoméricas de Borracha Natural e PU/PBDO para Aplicações Tecnológicas” realizada na data de vinte e cinco de março de dois mil e quatorze.

l) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Germano Schamann Bortolotto intitulada: “COEFICIENTE DE EXTINÇÃO ATMOSFÉRICA COM UMA CÂMERA DE TODO-CÉU”, realizada na data de vinte sete de março de dois mil e quatorze.

m) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Marcelo Salvador intitulada: “DISTRIBUIÇÃO DE BARREIRAS DE ENERGIA DE NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS EM CAMPO EXTERNO” realizada na data de vinte e oito de março de dois mil e quatorze.

n) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação ao doutorado de Ubiratãn José Furtado, intitulada: “DIFUSÃO DE NEUTRINOS EM UM MEIO NUCLEAR”, realizada na data de vinte oito de março de dois mil e quatorze.

o) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Thiago de Cacio Luchese, intitulada: “Excitações coletivas em condensados bosônicos por impressão de fase”, realizada na data de onze de abril de dois mil e quatorze.

p) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Patrícia Ternes Dallagnollo, intitulada: “Análise do estado single file da água em SWNTs mediante um modelo do tipo Frenkel-Kontorova” realizada na data de vinte e um de julho de dois mil e quatorze.

q) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Kenia Novakoski Fischer, intitulada: “Estudo do crescimento e  propriedades magnetoelásticas de filmes finos de Fe em Ag”, realizada na data de vinte três de julho de dois mil e quatorze.

r) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação ao doutorado de Luana Carina Benetti, intitulado: “Investigação de Fenômenos de Transferência de Torque em Nanoestruturas” realizado na data de vinte e cinco de julho de dois mil e quatorze.

s) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação ao doutorado de Tiago Boff Pedro, intitulado: “Processos de Contato Interagentes Markovianos e Não-Markovianos”, realizada na data de vinte e cinco de julho de dois mil e quatorze.

t) Aprovação da disciplina “TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA: Introdução à Informação Quântica”, a ser lecionada no semestre 2014/2, tendo como ministrante o professor Eduardo Inácio Duzzioni.

u) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Marcelo Gomes de Paoli, intitulado: “Matéria Hadrônica Sujeita a Campos Magnéticos Fortes”, apresentado na data de vinte e cinco de agosto de dois mil e quatorze.

v) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Tharnier Puel de Oliveira, intitulado: “Parte I – Um modelo de Mecânica Estatística para o estudo de migração com três setores: rural, urbano formal e urbano informal – Parte II – Transições de fase topológicas em supercondutores: técnicas da informação quântica” a se realizar na data de quatro de setembro de dois mil e quatorze.

x) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Jeison Antonio Fischer, intitulado: “Estudo de nanoestruturas de Fe e Co sobre Cu(111) por microscopia de tunelamento com polarização em spin” realizada no dia vinte de agosto de dois mil e quatorze.

y) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de David Velasco Villamizar, Intitulado: Limite da Rapidez Quântica em um Sistema Relativístico, a ser realizado no do dia vinte e seis de agosto de dois mil e quatorze.

z) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Ariel Werle, intitulado: Título: Galáxias Post-Starburst No Universo Local, a ser realizada na data de nove de setembro de dois mil e quatorze.

ab) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Gisele Elias Nunes Pauli intitulado: “Estudo e caracterização de sensores e biossensores” a ser realizada na data de vinte e oito de agosto de dois mil e quatorze.

ac) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Juliana Eccher, intitulado: “Cristais Líquidos Discóticos como Semicondutores Orgânicos para Aplicações Eletrônicas”, a ser realizada no dia vinte e nove de agosto de dois mil e quatorze.

ad) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do Sr. Henrique Santos Guidi conforme determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

13. Assuntos Gerais:

Aprovou-se que a disciplina estágio de docência não pode ser cursada com orientador da disciplina.

Aprovou-se que será aceito para fins de exame de proficiência em línguas o exame TOFEL com pontuação igual ou superior a 470 pontos.

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com