Relato da 167ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC

25/03/2015 14:10

Caros usuários:

Segue abaixo o relato da  167ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC,  realizada no dia 16 de março de 2015 – (segunda-feira), às 9h30min, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-Graduação em Física:

Foram acrescentados os seguintes assuntos a pauta da reunião:

Aprovação dos planos de estágio de docência do semestre 2015/1, relatório circunstanciado de estágio pós-doutoral de Massimo e o pedido de revalidação do diploma de doutor em física de André da Silva Schneider

Aprovação da composição das comissões do processo seletivo e bolsa para o semestre 2015/2

Foram retirados de pauta os seguintes itens:

Plano de estágio de docência de Graziani Candiotto;

Projeto de dissertação de mestrado de Rafael Vitor Stenzinger.

Projeto de tese de William Martarelo

 

1. Comunicações:

a) O Presidente informou que o Programa de Pós-Graduação em Física foi contemplado com uma bolsa de estágio do Programa Institucional de Bolsas de Estágio (PIBE) da UFSC, para o ano de dois mil quinze. A bolsa de estudos será destinada a alunos do curso de graduação em Biblioteconomia e/ou Arquivologia, face à proposta contemplada ter como atividades a serem desenvolvidas a sistematização e reorganização dos arquivos correntes e permanentes do Programa.

b) O Presidente fez um relato do II Encontro de Pós-Graduação em Física e Astronomia da UFSC

 

2. Ata da reunião ordinária nº 166: Aprovada por unanimidade com as correções solicitadas.

 

3. Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de professores para o ano de 2015

Solicitações de credenciamento:

Lucas Nicolao, Natalia Vale Asari,  Felipe Arretche, Paulo Henrique Souto Ribeiro.

Foi aprovado o seguinte credenciamento para o ano de 2015:

Professores permanentes: Alexandre da Cas Viegas, André Avelino Pasa, Antônio Nemer Kanaan Neto, Carlos Eduardo Maduro de Campos, Celso de Camargo Barros Junior, Clederson Paduani, Débora Peres Menezes, Eduardo Inácio Duzzioni, Emmanuel Grave de Oliveira, Evy Augusto Salcedo Torres, Felipe Arretche, Françoise Toledo Reis, Ivan Helmuth Bechtold, Jeferson de Lima Tomazelli, Kahio Tibério Mazon, Lucas Nicolao, Lucio Sartori Farenzena, Luis Guilherme de Carvalho Rego, Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, Marcio Santos, Marcus Emmanuel Benghi Pinto, Maria Luisa Sartorelli, Marta Elisa Rosso Dotto, Natalia Vale Asari, Nilton da Silva Branco, Paulo Henrique Souto Ribeiro, Pawel Klimas, Raymundo Baptista, Renato Ramos da Silva, Roberto Cid Fernandes Junior, Sérgio Eduardo Michelin, Sidney dos Santos Avancini, Valderes Drago, Wagner Figueiredo.

Professores colaboradores: Abílio Mateus Junior, Danilo de Paiva Almeida, Frederico Firmo de Souza Cruz, José Ricardo Marinelli, Marco Aurélio Cattacin Kneipp.

Professores descredenciados : Paulo César Tettamanzy D’Ajello (a pedido), Renato Ramos da Silva (a pedido) e Gerson Renzetti Ouriques.

 

 4. Projetos de dissertação/tese e coorientações

Foram aprovados os seguintes projetos e coorientações:

a) Projeto de dissertação de mestrado de Caio Boccato Dias Góes, intitulado: “Estudo de células fotovoltaicas baseadas em materiais 2-D via DFT”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada, tendo como orientador o professor Clederson Paduani;

b) Projeto de tese de doutorado de Eduardo Alberto Duarte Lacerda, intitulado: “Formação estelar, gás e poeira nas galáxias do Projeto CALIFA Survey”, na área de concentração: Astrofísica, tendo como orientador o professor Roberto Cid Fernandes Junior;

c) Projeto de tese de doutorado de Felipe dos Passos, intitulado: “Estudo das propriedades cinéticas de modelos efetivos da cromodinâmica quântica”, na área de concentração: Física Nuclear e de Hádrons, tendo como orientador o professor Sidney dos Santos Avancini;

d) Projeto de dissertação de mestrado de Guilherme Luiz Zanin, intitulado: “Excitação Rotacional da Molécula de H2 por Impacto de Pósitrons”, na área de concentração: Física Atômica e Molecular, tendo como orientador o professor Felipe Arretche;

e) Projeto de dissertação de mestrado de Patrik Antonio Morelo, intitulado: “Sincronização em modelos de neurônios baseados em mapas”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor Marcelo Henrique Romano Tragtenberg;

f) Projeto de tese de doutorado de Marcello Antonio Alves Talarico, intitulado: “Termodinâmica Quântica e Informação Quântica”, na área de concentração: Física Atômica e Molecular, tendo como orientador o professor Paulo Henrique Souto Ribeiro e coorientador o professor Eduardo Inacio Duzzioni;

g) Projeto de dissertação de mestrado de Wagner Schlindwein, intitulado: “Mapeando o flickering e a viscosidade no disco de acréscimo da nova anã OU Carinae em quiescência”, na área de concentração: Astrofísica, tendo como orientador o professor Raymundo Baptista.

h) Projeto de dissertação de mestrado de Gabriel Arthur Militzer, intitulado: “Produção de bósons vetoriais e quarks pesados no LHC”, na área de concentração: Física Matemática e Teoria de Campos, tendo como orientador o professor Emmanuel Gräve de Oliveira.

i) Solicitação de coorientação do projeto de tese de doutorado de Paloma Boeck Souza ao pesquisador Milton André Tumelero o qual atua como estagiário de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Física. O Presidente leu a justificativa do pedido de coorientação o qual demonstra a experiência do pesquisador na área de pesquisa do projeto de tese.

 

5. Aprovação dos planos de estágio de docência do semestre 2015/1 e relatório circunstanciado de estágio pós-doutoral de Massimo; (inclusão de pauta)

Foram aprovados os planos de estágio de docência dos seguintes alunos: Eduardo Luann Wojcikiewicz Duarte Silva, Carlos Gentil Oro Lemos, Marcos Kendi Yamasaki, Rodrigo Konrath, Vanessa Pitirini Guarienti, Guilherme Grams, Juan Camilo Macias Ramires, Germano Schamann Bortolotto.

Relatório circunstanciado de estágio pós-doutoral de Massimo: aprovado.

Revalidação do diploma de doutor em física de André da Silva Schneider : aprovado.

 

6. Desligamento de discentes do Programa:

Armando Valério Di Bernardi de Assis: Desligado do Programa por infringir os artigos 46 e 49 da Resolução Normativa n.° 05/CUn/2010, de 27 de abril de 2010.

Rafael Vitor Stenzinger: Cancelada as matrículas nas disciplinas com conceito “E”, face a problemas de saúde devidamente comprovados, e aprovado o pedido de trancamento de matrícula, pelo período de 1 ano, atá a data de 1º de março de 2016.

 

 7. Validação de créditos em disciplinas:

Ariel Werle: aprovação de 40 créditos no histórico do curso de doutorado.

 

8. Prorrogação de prazo para conclusão de curso e/ou evento obrigatório:

Robson Zacarelli Denke: Prorrogado prazo de conclusão de curso pelo período de 6 meses, devendo a defesa ocorrer até a data de 28/08/2015.

Marcelo Gabriel Luiz Nogueira Santos: Prorrogado prazo de conclusão de curso pelo período de 6 meses, devendo a defesa ocorrer até a data de 18/09/2015.

Rafael Bento Serpa: Prorrogado o exame de qualificação pelo período de 6 meses devendo o evento obrigatório ser realizado até a data de 18/09/2015.

Luana Lacy Mattos: Prorrogado prazo de conclusão de curso pelo período de 12 meses, devendo a defesa ocorrer até a data de 28/02/2016.

Marcelo Girardi Schappo: Prorrogado prazo de conclusão de curso pelo período de 6 meses, devendo a defesa ocorrer até a data de 28/08/2015.

Franciele Manoel da Silva: Prorrogado prazo de conclusão de curso pelo período de 6 meses, devendo a defesa ocorrer até a data de 18/09/2015.

Rafael Luiz Bernardi: Prorrogado prazo de conclusão de curso pelo período de 6 meses, devendo a defesa ocorrer até a data de 27/08/2015.

 

9. Aprovação da composição das comissões do processo seletivo e bolsa para o semestre 2015/2

Foram indicados os seguintes membros:

Comissão de seleção: Emmanuel Gräve de Oliveira (presidente), Françoise Toledo Reis e Eduardo Inacio Duzzioni

Comissão de bolsa: Luis Guilherme de Carvalho Rego, Emanuel Gräve de Oliveira, Eduardo Inacio Duzzioni,  Carlos Getil Oro Lemos (discente doutorado) e Vanessa Pitirni Guarienti (discente mestrado)

 

10. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”

a)  Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Ivan Eugênio Cunha, intitulada: “Matéria Nuclear no Universo Primordial” realizada na data de seis de março de dois mil e quinze.

b) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do(a) Sr(a). Silvia Pelegrini, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

c) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Luis Cesar Nunes dos Santos, intitulada: “Alguns Resultados no Estudo de Férmions e Bósons em Espaços Curvos: Soluções das Equações de Dirac e klein-Gordon”, realizada na data de onze de março de dois mil e quinze.

d) Aprovação da troca da orientação de doutorado de Luis Cesar Nunes dos Santos, passando a orientação do prof. Sidney dos Santos Avancini para o prof. Celso de Camargo Barros Junior, conforme prevê o artigo 48, § 3º do Regimento Interno

e) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Juan Camilo Macias Ramirez, intitulada: “Confinamento e Susceptibilidade da Matéria Hadrônica em Teoria de Perturbação Otimizada” a ser realizada no dia vinte de março de dois mil e quinze.

f) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Robson Lourenço Cavalcanti, intitulada: “Caracterização impedimétrica do crescimento de camadas porosas em ITO” realizada na data de dezenove de março de dois mil e quinze.

g) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Carlos Gentil Oro Lemos, Intitulado: “Teoremas de Flutuações aplicados a modelos magnéticos” a ser realizado no dia dois de abril de dois mil e quinze.

h) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Luiza Gomes Ferreira, intitulado: “Um modelo simplificado para a dinâmica de motores moleculares”, a ser realizada no dia trinta e um de março de dois mil e quinze.

i) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Rodrigo Sérgio Tiedt, intitulada: “EFEITO DA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NA FORMAÇÃO DE NÚCLEOS DE CONDENSAÇÃO DE NUVENS EM MISTURAS DE ÁGUA E DIMETILSULFETO” a ser realizada na data de trinta e um de março de dois mil e quinze.

 

11. Assuntos Gerais.

Não houve assunto neste item de pauta

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com