Seminário com o João Evangelista Steiner – 15 de maio de 2015 – 10h15min

11/05/2015 09:26

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Índice

Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Possui experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar e Núcleos Ativos de Galáxias.

Buracos negros ativos, inativos e múltiplos: um recenseamento*

João Evangelista Steiner – IAG/USP

 *Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

Resumo:

Buracos negros supermassivos parecem residir na maioria das galáxias de alta massa e em uma fração das galáxias de baixa massa. Ao capturar gás, esses objetos tornam-se luminosos e são chamados de núcleos ativos. Parte significativa dos núcleos de galáxias no Universo Local não mostra atividade nuclear, podendo ter buracos negros inativos (sem captura de gás), mais difíceis de serem detectados.

Estamos conduzindo um recenseamento dos núcleos de todas as galáxias brilhantes (B <12 mag) do Hemisfério Sul, utilizando espectroscopia de campo integral nos telescópios Gemini, para estudar, com precisão inédita, suas propriedades nucleares e circumnucleares. Os resultados preliminares indicam que: 1) Em galáxias massivas, núcleos ativos são ao menos duas vezes mais frequentes do que indicavam pesquisas anteriores; 2) Há uma fração significativa de objetos ativos de muito baixa luminosidade; 3) Encontramos núcleos fora do centro ou com estrutura múltipla com frequência inesperada; 4) Gás ionizado ou neutro está presente no centro de 97% das galáxias massivas.

 

                                            Data: 15 de maio de 2015 – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com