Seminário com o Daniel Almeida Fagundes – 25 de setembro de 2015 – 10h15min

21/09/2015 11:43

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário: 

                                                             O Espalhamento Difrativo Suave de Hádrons na Era do LHC*

DanielAlmeidaFagundes

Possui experiência em pesquisa na área de Física das Partículas Elementares e Campos, com ênfase no estudo das interações fortes, atuando principalmente em pesquisas sobre o espalhamento difrativo de hádrons em altas energias no regime de pequeno momento transferido na colisão (processos elásticos e dissociativos)

Daniel Almeida Fagundes

UFSC/Blumenau

 *Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

Resumo:

Desde sua entrada em operação, os experimentos do Large Hadron Collider (LHC) têm impulsionado importantes avanços na área de Física de Partículas Elementares e Campos; dentre estes destaca-se a descoberta recente do Bóson de Higgs pelas colaborações ATLAS e CMS. Nesse contexto, deve-se ressaltar a importância do vasto programa de pesquisas desenvolvidas no LHC, no qual investigações de problemas em aberto no Modelo Padrão das Partículas Elementares têm possibilitado progressos relevantes da Física de Altas Energias, nos âmbitos teórico e experimental. No que concerne a física dos processos inclusivos, os chamados processos difrativos suaves (a pequeno momento transferido na colisão) carecem ainda de investigação profunda, por representarem um problema em aberto na Cromodinâmica Quântica (QCD), a teoria de campos das interações fortes . Nesse aspecto, os resultados recentes obtidos pelas colaborações ALICE, ATLAS, CMS e TOTEM do LHC têm renovado progressivamente o interesse pelo estudo dos referidos processos na fronteira de energias exploradas no LHC. Em particular, a análise dos observáveis físicos dos espalhamentos elástico e dissociativo de hádrons nas energias 7 – 14 TeV, tais como a seção de choque total e a seção de choque diferencial elástica, proporcionam oportunidade única para o estudo de propriedades da matéria hadrônica em altas energias e no domínio de pequeno momento transferido (região de confinamento). Devido à ausência de um formalismo teórico único e estritamente baseado na QCD, capaz de tratar de forma inequívoca o setor não-perturbativo, torna-se um desafio explicar a dinâmica do processos difrativos em altas energias em termos fundamentais. Tendo em conta este ponto, diversas abordagens fenonemonológicas tem sido propostas para o espalhamentos elástico e dissociativo (simples e duplo), as quais, muitas vezes, apresentam desacordo com os dados experimentais medidos nas energias do LHC.LHC

Neste seminário discutiremos alguns dos progressos recentes no estudo dos processos difrativos suaves à luz de um modelo inspirado em QCD (da classe de modelos conhecidos como “modelos de mini-jatos”) com ressoma de glúons de suaves. Apresentaremos um panorama crítico sobre a construção dessas abordagens, discutindo sua importância, bem como suas virtudes e deficiências. Nesse cenário, apresentamos aplicações do modelo de ressoma para o problema do crescimento das seções de choque do espalhamento próton-próton (pp) – total, elástica e inelástica – e discutimos o papel fundamental da modelagem dos processos dissociativos em altas energias. Paralelamente, apresentaremos descrição adequadas de dados experimentais dos observáveis analisados nas energias do LHC, bem como previsões para energias mais altas.

 

 Data: 25 de setembro de 2015 – (sexta-feira)– Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min

 

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com