Relato da 171ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC

16/11/2015 12:52

Caros usuários:

Segue abaixo o relato da 171ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-graduação em Física da UFSC, realizada no dia 16 de novembro de 2015 – (segunda-feira), às 9 horas, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Física:

O presidente solicitou alteração da pauta da reunião com a exclusão do item de pauta “6. Aprovação do calendário do semestre 2016/1” face à não aprovação do calendário acadêmico da UFSC para o ano de 2016, a inclusão do item de pauta “Aprovação do processo seletivo para bolsa PNPD” e a alteração de nomenclatura do item  “7. Aprovação dos membros para composição da Comissão do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no semestre 2016/1.”  para “7. Aprovação dos membros para composição das Comissões do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no semestre 2016/1.” As alterações foram aprovadas por unanimidade.

 

1. Comunicações: 

– Eleições para representante discente junto ao Colegiado Delegado ano de 2016. Inscrições até o dia 20 de novembro e eleições no dia 04 de dezembro de 2015.

– Processo seletivo PPGFSC/UFSC 2016/1: Período de inscrições: De 09/11/2015 a 11/12/2015. Inscrições agora são on-line

 

2. Aprovação da ata da reunião ordinária nº 170: Solicitação de alteração proposta pelo membro Débora Peres Menezes e Wagner Figueiredo. Aprovada por unanimidade com as alterações propostas.

 

3. Aprovação dos projetos de dissertação e tese:

Aprovados por unanimidade os seguintes projetos:

a) Projeto de dissertação de mestrado de Susane Calegari, intitulado: “Radiação Conforme de Cargas Aceleradas”, na área de concentração: Física Matemática e Teoria de Campos, tendo como orientador professor Jeferson de Lima Tomazelli;

b) Projeto de dissertação de mestrado Letícia Martendal, intitulado: “Dinâmica de Populações e Aspectos Termodinâmicos em Dímeros e Trímeros sob a ação de interações não lineares”, na área de concentração: Física Atômica e Molecular, tendo como orientador o professor Kahio Tibério Mazon.

 

4. Aprovação de solicitação de prazo para conclusão de curso.

Foram aprovados as seguintes prorrogações de prazo para conclusão de curso:

Bruno Pavani Bertolino: aprovada prorrogação de prazo para conclusão do curso de doutorado, pelo período de doze meses, devendo a defesa de tese ser realizada até a data 05/03/2017.

Marielli Schlickmann: aprovada prorrogação de prazo para conclusão do curso de doutorado, pelo período de doze meses, devendo a defesa de tese ser realizada até a data 05/12/2016.

Gabriel Neves Ferrari: aprovada prorrogação de prazo para conclusão do curso de doutorado, pelo período de doze meses, devendo a defesa de tese ser realizada até a data 05/03/2017.

 

5. Aprovação de relatórios final de estágio pós-doutoral.

Foram aprovados os relatórioa de estágio pós-doutoral dos seguintes estagiários:

Milton André Tumelero; Gisele Elias Nunes; Iuri Stefani Brandt; Luis Ismael Asmat López; Alberto Torres Riera Junior e Juliana Eccher.

 

6. Aprovação das disciplinas a serem ministradas no semestre 2016/1.

Foram aprovadas por unanimidade as seguintes disciplinas a serem lecionadas no semestre 2016/1:

FSC3310000 MECÂNICA QUÂNTICA I – seis créditos – professor Emmanuel Gräve de Olieveira;

FSC410005 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA – dois créditos – professor a ser definido quando da apresentação do plano pelo discente;

FSC3333000 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA – quatro créditos – professor a ser definido quando da apresentação do plano pelo discente;

FSC3901000 SEMINÁRIOS;

FSC3902000 ESTUDOS DIRIGIDOS – quatro créditos – professor a ser definido quando da apresentação do plano pelo discente;

FSC3903000 DISSERTAÇÃO;

FSC3904000 TESE;

FSC 410044 TEORIA CLÁSSICA DE CAMPOS – seis créditos – professor Marco Aurelio Cattacin Kneipp;

FSC410045 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – quatro créditos – professor a ser definido quando da apresentação do plano pelo discente;

FSC410074 TEORIA ELETROMAGNÉTICA – seis créditos – professor Felipe Arretche;

FSC410093 TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA A: Dinâmica Eletrônica e Molecular – quatro créditos – professor Luis Guilherme de Carvalho Rego;

FSC410094 TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA B: Eletrônica Orgânica – dois créditos – professor Ivan Helmuth Bechtold;

FSC410095 TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA C: Como determinar estruturas usando Difração de Raios-X de Policristais – quatro créditos – professor Carlos Eduardo Maduro de Campos. Todavia, face ao que preconiza o Memorando Circular no.16/2015/PROPG – Atuação de docentes na PG, oferta de disciplinas e docência de disciplinas por pós-doutorandos , esta disciplina não fará parte do computo de horas para montagem do PAAD 2016/1 caso ela seja oferecida pelo professor. Caso deseje não oferece-la nestas condições, poderá submeter novo pedido para oferecer esta disciplina no semestre 2016/2,  quando passará a contar como horas no PAAD deste semestre.

 

7. Aprovação dos membros para composição da Comissão do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado no semestre 2016/1.

Foram aprovados os seguintes nomes:

Comissão de Seleção do Processo Seletivo 2016/1

Eduardo Inacio Duzzioni – Presidente

Marta Elisa Rosso Dott0

Natália Vale Asari

 

Comissão de Bolsa 2016/1

Ivan Helmuth Bechtold – Presidente

Eduardo Inacio Duzzioni

Natália Vale Asari

Vanessa Guarienti Pitirini – ME

Murilo Machado – DO

 

8. Aprovação do processo seletivo para bolsa PNPD.

Aprovado a divulgação de edital do processo seletivo para uma bolsa de PNPD, a partir de 17/11/2015, no site do PPGFSC.

 

9. Aprovação do parecer de validação de créditos em disciplina.

Foram aprovadas as validações de créditos em disciplinas para os seguintes discentes:

Jerdson Americo Silva Serejo: Aprovado por unanimidade a validação de 21 créditos em disciplina no histórico do curso de doutorado, não havendo a necessidade do cumprimento das 3 disciplinas obrigatórias para o curso de doutorado do PPGFSC. Não aprovadas a validação das disciplinas FISI0027 TÓPICOS EM FÍSICA FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO I  e FISI0023 TÓPICOS EM FÍSICA COMPUTACIONAL I, por não apresentarem as ementas das disciplinas.

Ezequiel Borges Melo: Aprovado por unanimidade a validação de 21 créditos em disciplinas no histórico do curso de doutorado, não havendo a necessidade do cumprimento das 3 disciplinas obrigatórias para o curso de doutorado do PPGFSC. Não aprovados a validação da disciplina FISI0029 TÓPICOS EM FÍSICA CRISTALOGRAFIA por não apresentar a ementa da disciplina e o exame de proficiência em língua inglesa.

Wallison Chaves Costa: Aprovado por unanimidade a validação de 21 créditos em disciplinas no histórico do curso de doutorado, não havendo a necessidade do cumprimento das 3 disciplinas obrigatórias para o curso de doutorado do PPGFSC. Não aprovados a validação da disciplina FISI0023 TÓPICOS EM FÍSICA COMPUTACIONAL I por não apresentar a ementa da disciplina e o exame de proficiência em língua inglesa.

Matthaeus Cutrim Gomes: Aprovado por unanimidade a validação de 21 créditos em disciplinas no histórico do curso de doutorado, não havendo a necessidade do cumprimento das 3 disciplinas obrigatórias para o curso de doutorado do PPGFSC. Não aprovada a validação da disciplina FISI0027 TÓPICOS EM FÍSICA FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO I por não apresentar a ementa da disciplina.

Murilo Machado Costa: Aprovado por unanimidade a validação de  30 créditos e a validação do evento obrigatório proficiência em língua inglesa, no histórico do curso de doutorado. Não aprovado a validação do evento obrigatório seminário conforme o artigo 47, inciso V, do Regimento Interno.

 

10. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”.

Foram aprovados os seguintes assuntos no sistema de consulta ao Colegiado Delegado:

a) Aprovação de prorrogação de prazo para conclusão do curso de mestrado do discente Rodrigo Lopes até a data da defesa de dissertação a ser realizada na data de 17 de setembro de 2015;

b) Aprovação do plano da disciplina ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, do discente do curso de doutorado Luis Alberto Torres Quispe, conforme determina o art. 5º da Resolução Normativa nº 44/CPG/2010, de 9 de dezembro de 2011;

c) Aprovação para que o membro externo da banca da defesa de tese de doutorado de André Luiz de Amorim, Prof. Dr. Rubén García Benito – IAA/CSIC, participe da defesa por intermédio de sistema de interação áudio e vídeo em tempo real.

d) Aprovação do plano da disciplina ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, do discente do curso de doutorado Jhaison Costa de Faria, conforme determina o art. 5º da Resolução Normativa nº 44/CPG/2010, de 9 de dezembro de 2011.

e) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Paloma Boeck Souza, intitulado: “ELETRODEPOSIÇÃO DE Bi2Se3 SOBRE EM Si (100) PARA APLICAÇÕES EM TERMOELETRICIDADE”, defendido na data de dezessete de setembro de dois mil e quinze.

f) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Gabriel de Azevedo Miranda Alboccino Fernandes, intitulado: “EFEITOS PLANARES EM ELETRODINÂMICA QUÂNTICA COM VIOLAÇÃO DAS SIMETRIAS DE LORENTZ E CPT”, defendido na data de quatorze de setembro de dois mil e quinze.

g) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Franciele Manoel da Silva, intitulada: “ESTUDO DA SOLUÇÃO DAS EQUAÇÕES DE EINSTEIN CONSIDERANDO A MÉTRICA DE WEYL E DISCOS”, defendida na data de quatro de setembro de dois mil e quinze.

h) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Rodrigo Lopes, intitulado:” QUANTIFICADOR DE INDISTINGUIBILIDADE PARA UM ENSEMBLE DE ESTADOS QUÂNTICOS” defendido na data de dezessete de setembro de dois mil e quinze.

i) Aprovação da alteração dos membros da banca de defesa de dissertação de mestrado de Rodrigo Lopes.

j) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Rafael Bento Serpa, intitulado: “FILMES DE DIÓXIDO DE TITÂNIO ELETROSSINTETIZADOS APLICADOS EM CÉLULAS SOLARES DE PEROVSKITA”, defendida na data de quatorze de setembro de dois mil e quinze.

l) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, sem bolsa, do Sr. Rodrigo Pereira Rocha, conforme determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

m) Aprovação do processo de prorrogação do estágio pós-doutoral na UFSC do(a) Sr(a). Gisele Elias Nunes, pelo período de 1º/10/2015 a 31/10/2016, conforme determina o art. 2º da resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

n) Aprovação do processo de prorrogação do estágio pós-doutoral na UFSC do(a) Sr(a). Milton Andre Tumelero, pelo período de 1º/10/2015 a 30/09/2016, conforme determina o art. 2º da resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

o) Aprovação dos editais do processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado, para o ingresso no semestre 2016/1, conforme determina o inciso V do art. 17 da Resolução Normativa nº 05/Cun/2010 de 27 de abril de 2010.

p) Aprovação dos editais do processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado, para o ingresso no semestre 2016/1, conforme determina o inciso V do art. 17 da Resolução Normativa nº 05/Cun/2010 de 27 de abril de 2010.

q) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do Sr. André Luiz de Amorim, conforme determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC. Outrossim, aprovamos seu ingresso no referido estágio, sem a emissão do título de doutor, valendo como documento comprobatório da titulação a ata da defesa de tese.

r) Aprovação do minicurso “Nonthermal High Energy Universe” a ser ministrado pelo professor Felix Aharonia, no mês de novembro de 2015, como disciplina optativa FSC410092 TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA C: Nonthermal High Energy Universe, para o semestre 2015/2, junto ao Programa de Pós-Graduação em Física.

s) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC da Sra. Juliana Eccher, com o projeto de pesquisa intitulado “Sistemas auto-organizados e sua aplicação em dispositivos tecnológicos”, pelo período de novembro/2015 a outubro/2016, em conformidade com o que determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

t) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do Sr. Fabrício Luiz Faita, com o projeto de pesquisa intitulado “FOTO ELETRODOS PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO A PARTIR DA HIDRÓLISE DA ÁGUA”, pelo período de novembro/2015 a outubro/2016, em conformidade com o que determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

u) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do Sr. Luis Ismael Asmat López, com o projeto de pesquisa intitulado “Transporte eletrônico em sistemas de baixa dimensionalidade baseados em GaAs e Grafeno”, pelo período de novembro/2015 a outubro/2016, em conformidade com o que determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

v) Aprovação do processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC do Sr. Alberto Torres Riera Junior, com o projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de métodos computacionais para o estudo da dinâmica eletrônica em nanoestruturas moleculares”, pelo período de novembro/2015 a outubro/2016, em conformidade com o que determina a resolução normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC.

X) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Guilherme Grams, intitulado: “Equação de estado com o modelo Quark-Meson-Coupling”, a ser apresentado na data de oito de dezembro de dois mil e quinze.

 

11. Aprovação de proposta para organização das linhas de pesquisa do PPGFSC.

Foi apresentada e aprovada a seguinte proposta de linhas de pesquisa, a ser encaminhada para aprovação na reunião do Colegiado Pleno 2016, para as áreas de concentração do PPGFSC

Astrofísica: Astrofísica .

Física Atômica e Molecular: Física Atômica e Molecular e Óptica Quântica e Informação Quântica.

Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística: Física da Matéria Condensada e Física Estatística e Termodinâmica.

Física Matemática e Teoria de Campos: Teoria Geral de Partículas e Campos.

Física Nuclear e de Hádrons: Física Nuclear e de Hádrons.

 

12. Proposta de pauta da reunião do Colegiado Pleno de 2015.

Foi apresentada a seguinte proposta de pauta da reunião para o Colegiado Pleno:

  • Diretrizes para o PPGFSC 2016-2018;
  • Reunião de Área CAPES;
  • Prestação de Contas PROAP;
  • Aprovação da proposta para organização das Linhas de Pesquisa.

A reunião acontecerá ou na data de 30/11/2015 ou na data de 07/12/2015, dependendo da data em que a reunião do Colegiado do Departamento for agendada.

 

13. Assuntos Gerais.

Não houve assunto neste item de pauta.

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com