Relato da 175ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC

24/10/2016 14:28

Segue abaixo o relato da 175ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-graduação em Física da UFSC, realizada no dia 23 de outubro de 2016 – (segunda-feira), às 9h30min, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Física:

O presidente deu início à sessão solicitando a alteração da pauta da reunião com a inclusão do item de pauta “Trancamento de matrícula no curso e em disciplina” e “Homologação do resultado do processo seletivo PNPD”.

1. Comunicações:

a) Estão abertas as inscrição para representante docente junto ao Colegiado Delegado na área de Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística. As inscrições ocorreram no período de 04 de outubro a 04 de novembro de 2016.

b) Reunião do Colegiado Pleno: O presidente informou que a reunião do Colegiado Pleno deverá ocorrer no início do mês de dezembro.

c) Treinamento páginas. ufsc: O presidente informou que foi realizado mais um treinamento páginas. ufsc, a fim de que os grupos de pesquisa do Programa possuam suas próprias páginas. O presidente informou que a adesão tem sido muito baixo e que este ação está sendo efetuada face à atender aos quesitos de avaliação da CAPES. O presidente informou que a Coordenação estará submetendo projeto ao PIBE 2017, de modo a trazer um bolsista para possibilitar a tradução do site do programa de dos grupos de pesquisa.

 

2. Ata da reunião ordinária nº 174:

Aprovada por unanimidade com as correções solicitadas pelos professores Débora Peres Menezes e Wagner Figueiredo.

 

3. Edital Processo Seletivo professor visitante estrangeiro;

Foi aprovado o texto de divulgação, no idioma inglês, do edital para contratação de professor visitante estrangeiro, a ser publicado no site do Programa, juntamente com uma ficha de inscrição on-line.

 

4. Relatório final de estágio pós-doutoral

Foram aprovados os relatórios de estágio pós-doutoral dos seguintes estagiários:

Gisele Elias Nunes, Fabrício Luiz Faita, Rodrigo Pereira Rocha e Luiz Ismael Asmat López. além da prorrogação do estágio pós-doutoral de Gisele Elias Nunes.

 

5. Validação de créditos em disciplina

Marcelo Gabriel Luiz Nogueira Santos – aprovada a validação de vinte créditos em disciplina no histórico do curso de mestrado do referido discente. Não aprovado os créditos da disciplina FSC410070 e os 2 eventos obrigatórios “seminário”. Ressalta-se que o discente deve fazer novamente a disciplina ESTÁGIO DE DOCÊNCIA, enquanto aluno do curso de mestrado, por força do Regimento Interno.

Kelli de Fátima Ulbrich – aprovado a validação de 22 créditos em disciplina com equivalência de créditos para as disciplinas Mecânica Quântica I e Mecânica Estatística I. Não aprovado a validação da disciplina Teoria Eletromagnética I e seminários.

Eduardo Muller dos Santos – aprovada a validação de 4 créditos em TRABALHOS ACADÊMICOS no histórico do curso de doutorado do referido discente.

 

6. Trancamento de matrícula no curso e em disciplina

Marcelo Felipe Zanella Arruda: Aprovado o trancamento de matrícula pelo período de 12 meses, devendo retornar como aluno regular a partir da data de 09/08/2017.

Sérgio Souto Rocha: Aprovado o cancelamento de matrícula na disciplina FSC410048 TÓPICOS ESPECIAIS EM FÍSICA E: Introdução à tecnologia de vácuo e técnicas espectroscópicas.

 

7. Comissão do Processo Seletivo 2017/1 e Comissão de Bolsa

Foram aprovadas as seguintes disciplinas a serem lecionadas no semestre 2017/1:

Comissão do Processo Seletivo: Marta Elisa Rosso Dotto (presidente); Marco Aurelio Cattacin Kneipp; Roberto Cid Fernandes Junior.

Comissão de bolsa: Ivan Helmuth Bechtold; Marta Elisa Rosso Dotto; Marco Aurelio Cattacin Kneipp; Murilo Machado Costa; Kewin Sachtleben.

 

8. Disciplinas para o semestre 2017/1

Foram aprovadas as seguintes disciplinas para o semestre 2017/1

FSC3310000 – Mecânica Quântica I – prof. Emmanuel Gräve de Oliveira – 6 créditos;
FSC410074 – Teoria Eletromagnética I – prof. Felipe Arretche – 6 créditos;
FSC410101 – Tópicos Especiais em Física: Transições de Fase e Fenômenos Críticos – prof. Lucas Nicolao – 4 créditos;
FSC4110099 – Tópicos Especiais em Física: Introdução à Astrofísica Estelar – prof. Raymundo Baptista – 4 créditos;
Tópicos Especiais em Física: Métodos em Espectrocopia de Campo Integral – Roberto Cid Fernandes e Pós-Docs André Amorim, Guilherme Couto, Daniel Ruschel – 4 créditos;
Tópicos Especiais em Física: Nanomaterais – Valderes Drago – 4 créditos.

 

9. Homologação do resultado do processo seletivo do PNPD

O presidente expôs o resultado do processo seletivo do PNPD. O presidente informou que houve 18 inscritos e que o resultado final classificou 6 candidatos. O presidente informou que o 1º colocado já assumiu a bolsa de pós-doutorado.

 

10. Aprovação dos projetos de dissertação, tese e coorientação

Foram apresentados os seguintes projetos de dissertação e/ou tese:

a) Projeto de dissertação de mestrado de Marcos Vinicius Barp, intitulado: “Excitação Rotacional da Molécula de CH4 por Impacto de Pósitrons”, na área de concentração Física Atômica e Molecular e linha de pesquisa Física Atômica e Molecular, tendo como orientador o professor Felipe Arretche.

 b) Projeto de dissertação de mestrado de Ellen Caroline Gomes e Silva, intitulado: “A função de luminosidade de estrelas anãs brancas no levantamento JPAS”, na área de concentração Astrofísica e linha de pesquisa Astrofísica, tendo como orientador o professor Antônio Nemer Kanaan Neto.

 

11. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”

Foram homologados os seguintes assuntos:

a) Composição da banca e do prazo de prorrogação para realização do Exame de Qualificação ao doutorado, do discente William Martarello, conforme prevê o art. 5º da RESOLUÇÃO NORMATIVA 03/PPGF/2010, de 29 de novembro de 2010 que dispõe sobre o Exame de Qualificação para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina;

b) Composição da comissão de seleção do processo seletivo destinado à alocação de uma bolsa de estudos do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PNPD/CAPES semestre 2016/2;

c) Substituição do membro Eduardo Inacio Duzzini pelo membro Celso de Camargo Barros, em virtude dia viagem, para compor a comissão de seleção do processo seletivo destinado à alocação de uma bolsa de estudos do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PNPD/CAPES semestre 2016/2;

d) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Gabriel Neves Ferrari, intitulada: “Invariância de escala e termodinâmica de teorias com interação forte”, a ser realizada na data de trinta de setembro de dois mil e dezesseis;

e) Solicitação do discente Igor Dornelles Schoeller Siciliani, ingressante do curso de doutorado no semestre 2016/2, para que seja aceito pelo Colegiado Delegado que sua defesa de dissertação no curso de mestrado profissionalizante em física ocorra duas semanas após a data de 8 setembro de 2016, data limite está estipulada pelo edital de ingresso para o curso de doutorado na modalidade “doutorado com mestrado”, de modo a possibilitar seu ingresso com bolsa de estudos no curso de doutorado;

f) Composição da banca e do prazo de prorrogação para realização do Exame de Qualificação ao doutorado, do discente Sérgio Souto Rocha, conforme prevê o art. 5º da RESOLUÇÃO NORMATIVA 03/PPGF/2010, de 29 de novembro de 2010 que dispõe sobre o Exame de Qualificação para o curso de Doutorado do Programa de PósGraduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina;

g) Processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, pelo período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2018, do(a) Sr(a). Rodrigo Turcati, referente ao projeto “Investigações em Teorias Eletromagnéticas de Ordem Superior que violam a Simetria de Lorentz”, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC;

h) Processo de formalização do estágio pós-doutoral na UFSC, pelo período de 1º de agosto de 2016 a 30 de julho de 2017, do(a) Sr(a). David Velasco Villamizar, referente ao projeto “Multiqubit Experiments for the the Study of Entanglement Dynamics and Quantum Discord”, conforme determina a Resolução Normativa nº 36/Cun, de 31 de outubro de 2013 que estabelece as normas para a realização do estágio pós-doutoral na UFSC;

i) Prorrogação do estágio pós-doutoral na UFSC, até a data de 30 de junho de 2017, do(a) Sr(a). Luana Carina Benetti, referente ao projeto “Estudo do Transporte de Spin em Nanodispositivos e Nanoestruturas”, tendo em vista a alteração da vigência da bolsa PDJ/CNPq pelo coordenador do projeto;

j) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Luiz Laércio Lopes, intitulada: “Equações de Estado em Física de Hádrons”, a ser realizada na data de vinte e um de novembro de dois mil e dezesseis.

l) Composição da banca e do trabalho a ser apresentado no Exame de Qualificação de Doutorado de Ian Jordy Lopez Diaz, intitulado: “Simulações de Monte Carlo de um modelo de ising com plano não equivalentes” a ser realizado na data de vinte e um de novembro de dois mil e dezesseis.

 

12. Assuntos Gerais.

Foi discutida uma nova proposta de funcionamento da disciplina ESTÁGIO DE DOCÊNCIA. Neste ponto da reunião o prof. Marcelo Henrique Romano Tragtenberg passou a participar da reunião. O presidente e o prof. Marcelo Henrique Romano Tragtenberg esclareçam pontos da proposta e indagações dos membros.

A professora Débora Peres Menezes solicitou a divulgação do I Encontro de mulheres na Física na UFSC, que ocorrerá no período da manhã no dia 07/11/2016, o qual contará como evento de reposição da disciplina seminário, e teceu explicações sobre o evento.

 

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com