Estrutura do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) oferece aos discentes a possibilidade de optarem por uma das áreas/linhas de pesquisas existentes.
A obtenção do grau de Mestre em Física exige do aluno a totalização de no mínimo 30 (trinta) créditos para o mestrado e 60 (sessenta) créditos para o doutorado, assim distribuídos:

  • 24 créditos (mestrado) e 48 créditos (doutorado) em disciplinas básicas e optativas, estudos dirigidos e trabalhos acadêmicos. O aluno deverá cursar um mínimo de 16 créditos (mestrado) e 32 créditos (doutorado) em disciplinas básicas e optativas. O aluno poderá obter até 4 créditos (mestrado) ou 12 créditos (doutorado) em estudos dirigidos. O aluno de doutorado poderá obter até 8 créditos em trabalhos acadêmicos.
  • Seminários obrigatórios: sem créditos
  • Elaboração e defesa de Dissertação ou Tese: 06 créditos para o mestrado e 12 créditos para o doutorado.

O Programa funciona com seu calendário escolar baseado no sistema semestral. O aproveitamento em cada disciplina será avaliado através de trabalhos e provas específicas, sendo o grau final expresso por meio dos conceitos e seus respectivos pesos:

A(4), B(3), C(2), E(0) e I(incompleto).

A média obtida nas disciplinas durante cada semestre não poderá ser inferior a 2,0 (dois) ou inferior a 2,5 (dois vírgula cinco) no conjunto das disciplinas cursadas em dois semestres consecutivos, sob pena de desligamento do Curso.

Até no máximo seis meses (mestrado) ou 12 meses (doutorado) de matrícula no curso o aluno deverá definir, entre os professores credenciados junto ao Programa, um possível orientador e, em conjunto com o mesmo elaborar um projeto de dissertação ou tese, o qual deverá ser submetido ao Colegiado do Programa.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com