Grupos de pesquisa

Aqui estão listados os grupos de pesquisa na mesma ordem das áreas de concentração do programa. Para cada grupo há a informação dos pesquisadores cadastrados na pós-graduação.

Astrofísica

 

Descrição: Estudo de estrelas variáveis, pulsantes, magnéticas, colapsadas, eruptivas, binárias, de discos de acréscimo e planetas extrassolares. Estudo de populações estelares em aglomerados e galáxias, de quasares e galáxias com núcleo ativo. Desenvolvimento de instrumentos voltados para a astronomia, como telescópios, espectrógrafos, sistemas de detecção e controle, e sistemas auxiliares ou de melhoria de imagens.

Pesquisadores: Antonio Nemer Kanaan Neto, Natalia Vale Asari, Raymundo Baptista, Roberto Cid Fernandes Junior.

Área de Concentração: Astrofísica.

Página: http://www.astro.ufsc.br/


Espalhamento de Elétrons e Pósitrons por Alvos Moleculares

 

Descrição: Contribuição para formação de recursos humanos em ciência, bem como fornecer dados necessários quantitativos e qualitativos de seções de choque, obtidas teoricamente a partir do espalhamento de elétrons e de pósitrons por moléculas.

Pesquisadores: Sergio Eduardo Michelin (líder), Felipe Arretche, Kahio Tiberio Mazon.

Área de Concentração: Física Atômica e Molecular.


Dinâmica de Elétrons em Moléculas (DinEMol)

 

Descrição: DinEMol (Dinâmica de Elétrons em Moléculas) é uma ferramenta de simulação atômica capaz de descrever uma dinâmica molecular não-adiabática de estado excitado de moléculas adsorvidas em superfícies sólidas estendidas bem como processos de transferência de carga. É um método de Ehrenfest quântico e clássico  auto consistente  para simulações de dinâmica molecular não-adiabática. A parte de mecânica quântica é descrita pelo formalismo  estendido de Hückel enquanto os núcleos são tratados pela mecânica molecular; o grau de liberdade do acoplamento entre clássico e quântico é alcançado por forças não-adiabáticas generalizadas de Hellmann-Feynman que conservam a energia total (clássico-quântico).
Este documento descreve o formalismo e demonstra algumas das capacidades do método descrevendo a transferência interfacial de elétrons fotoexcitados e a dinâmica de moléculas em estado gasoso de fotoisomerização.
Um dos objetivos desta pesquisa é aplicar o presente método no estudo de sensores fotoquímicos e fotossintetizadores ativos.

Pesquisadores: Luis Guilherme de Carvalho Rego e Kahio Tiberio Mazon.

Área de Concentração: Física Atômica e Molecular

Página: http://luisrego.sites.ufsc.br/


Grupo de Informação Quântica do Sul (GIQSul)

Descrição: O Grupo de Informação Quântica do Sul – GIQSul – começou suas atividades em 2014 no Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. O departamento é parte do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, localizado na bela ilha de Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina. Nossos interesses incluem tanto a pesquisa experimental quanto a pesquisa teórica.

Pesquisadores: Bruno Gouvêa Taketani; Eduardo Inacio Duzzioni e Paulo Henrique Souto Ribeiro.

Área de Concentração: Física Atômica e Molecular; Aspectos Fundamentais da Mecânica Quântica, Óptica Quântica, Informação Quântica; Simulação Quântica;  Eletrodinâmica de Circuito Quântico e Termodinâmica Quântica.

Page: http://duzzioni.paginas.ufsc.br/


Grupo de Interação de Fótons e Íons com a Matéria (GIFIM)

 

Pesquisadores: Lucio Sartori Farenzena

Área de Concentração: Física Atômica e Molecular


Espectroscopia Mossbauer (LEM)

 

Pesquisadores: Valderes Drago.

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística.


Magnetismo, Supercondutividade e Estrutura Eletrônica de Sólidos (LABMAG)

 

Descrição: Laboratório de pesquisa voltado para a preparação e caracterização de novos materiais com potencial promissor em aplicações tecnológicas.

Pesquisadores: Clederson Paduani.

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística.


Filmes Finos e Superfícies (LFFS)

 

Descrição: Laboratório de física experimental dedicado ao estudo do crescimento de filmes finos, assim como suas propriedades estruturais, elétricas, magnéticas, óticas e etc. São estudados também sistemas orgânicos adsorvidos sobre superfícies.

Pesquisadores: André Avelino Pasa

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística

Página: http://lffs.paginas.ufsc.br/


Sistemas Nanoestruturados (LabSiN)

 

Pesquisadores: Maria Luisa Sartorelli e Françoise Toledo Reis.

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística.


Optoeletrônica Orgânica e Sistemas Anisotrópicos (LOOSA)

 

Descrição: Voltado para o estudo de sistemas orgânicos anisotrópicos como cristais líquido, polímeros/elastômeros e moléculas orgânicas luminescentes, bem como, na sua aplicação em dispositivos optoeletrônicos como OLEDs, OFETs e OPVs. Também são investigados materiais biológicos para aplicação em biossensores e sistemas bioativos.

Pesquisadores: Ivan Helmuth Bechtold, Juliana Eccher e Marta Elisa Rosso Dotto.

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística

Página: http://loosa.paginas.ufsc.br/


Mecânica Estatística

 

Descrição: Estudo das propriedades emergentes (macroscópicas) a partir da interação de muitos elementos (microscópicos). Fenômenos como transições de fase, formação de padrões, processos dinâmicos e estacionários fora do equilíbrio térmico, auto-organização, sincronização e caos em materiais magnéticos, cristais líquidos, sistemas micelares, reações catalíticas, redes neurais, temas interdisciplinares (ecologia, economia, sociedade e biologia), sistemas complexos e sistemas dinâmicos.

Pesquisadores: Wagner Figueiredo (líder), Alejandro Mendoza Coto, Lucas Nicolao, Marcelo Henrique Romano Tragtenberg, Marcio Santos, Nilton da Silva Branco.

Área de Concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística


Física Matemática

 

Descrição: As pesquisas desenvolvidas pelo nosso grupo têm levado a um entendimento de aspectos ligados a teoria quântica de campos. Nossas pesquisas têm resultado em diversas publicações nas principais revistas da área e nosso grupo tem contribuido para a formação de estudantes de pós-graduação.

Pesquisadores: Jeferson de Lima Tomazelli, Marco Aurelio Cattacin Kneipp e Pawel Klimas.

Área de Concentração: Física Matemática e Teoria de Campos


Física de Partículas

 

Pesquisadores: Emmanuel Gräve de Oliveira

Descrição: Estudo de física de altas energias, física de partículas, teoria quântica de campos perturbativa, aplicada aos experimentos mais recentes como o Grande Colisor de Hádrons (LHC).

Área de Concentração: Física Matemática e Teoria de Campos

Página: http://egdeoliveira.sites.ufsc.br


Física Hadrônica nas Matérias Nuclear e Estelar

 

Descrição: O estudo completo do diagrama de fases da QCD requer cálculos complexos, que envolvem algorítimos numéricos desenvolvidos na rede (LQCD) ou uso de modelos efetivos. Os primeiros ainda se restringem às regiões de potencial químico muito baixos e portanto, o uso de modelos tem servido como uma valiosa ferramenta para o avanço do conhecimento. Modelos nucleares e hadrônicos, em geral se utilizam da relatividade, termodinâmica, teoria de campos e de resultados experimentais e observacionais que servem como vínculos na determinação de parâmetros. Os trabalhos desenvolvidos pelos membros deste grupo contemplam várias regiões presentes no diagrama de fases da QCD. Uma das principais aplicações envolve astrofísica nuclear e todo um processo associado ao estudo da evolução estelar, que começa a partir construção de equações de estado apropriadas. Essas equações de estado são aplicadas a investigacão de transições de fase líquido-gas na região de densidade nuclear e colisões de íons pesados.

Pesquisadores: Debora Peres Menezes (líder), Marcus Emmanuel Benghi Pinto.

Área de Concentração: Física Nuclear e de Hádrons.


Física Nuclear e de Hádrons

 

Descrição: Na área de física de hádrons, a introdução de graus subnucleônicos se faz necessária para o entendimento da estrutura nuclear e quais são os efeitos relativísticos na descrição da matéria nuclear, matéria estelar e em propriedades de núcleos finitos. O estudo consistente de equações de estado obtidas a partir de modelos relativísticos tem sido feito com aplicações em transições de fase líquido-gas a baixas densidades, possível fase mista conhecida como ‘pasta phase’ (macarronada nuclear), também a densidades baixas, produção de partículas a altas temperaturas em colisões de íons pesados e importantes aplicações em astrofísica nuclear. Além disso o estudo da matéria estelar e de quarks sob campo magnético intenso tem sido estudada. Esses trabalhos têm tido um impacto muito positivo no desenvolvimento da física nuclear e de hádrons na região sul do país, com a constante formação de recursos humanos, seja em nível de graduação ou pós-graduação.

Pesquisadores: Sidney dos Santos Avancini (líder), Celso de Camargo Barros Júnior.

Área de Concentração: Física Nuclear e de Hádrons.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com