Processo Seletivo PNPD/CAPES – 2016/1

Outras línguas: English (en) Read in English

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGFSC-UFSC, Florianópolis, anuncia a disponibilidade de 1 (uma) bolsa de pós-doutorado PNPD/CAPES, para o período de 2 (dois) anos.

A mensalidade da bolsa é de R$ 4.100.00 (quatro mil e cem reais) e o valor de custeio anual é de R$ 12.000,00 (doze mil reais).

O candidato deve atuar em linhas de pesquisa TEÓRICAS ou EXPERIMENTAIS, em uma das seguintes áreas de atuação: Astrofísica, Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, Física Nuclear e de Hádrons, Física de Partículas e Campos.

O regulamento completo do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD está descrito na Portaria nº 086, de 03 de julho de 2013.

 

Inscrições (alterado em 25/04/2016):

O candidato deverá enviar e-mail para: com os seguintes documentos (toda documentação deve ser enviada em um único e-mail com todos os documentos em formato.pdf):

1) Curriculum lattes atualizado;

2) Descrição de interesses científicos, incluindo projeto de pesquisa para o período (2 anos, com data limite de início em 1º de julho de 2016) com no máximo 10 páginas, indicando o nome do supervisor;

3) Carta de aceitação do supervisor, comprovando que o projeto possui correlação com sua área de atuação e ressaltando o interesse em supervisioná-lo. (professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC);

3) Carta de aceitação do supervisor, comprovando que o projeto possui correlação com sua área de atuação. (professor credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC);  

 

Período de inscrições: 20 de abril de 2016 a 22 de maio de 2016.

Divulgação do Resultado: até 18 horas do dia 24 de maio de 2016 no site do PPGFSC.

Período para recurso do resultado: de 24 de maio até as 18 horas do dia 26 de maio de 2016.

Divulgação do resultado final: até 18 horas do dia 27 de maio de 2016.

Implementação da bolsa até 1º de julho de 2016.

 

Critérios para seleção (alterado em 25/04/2016):

Os candidatos terão sua documentação avaliada pelos seguintes quesitos:

Qualidade e quantidade de sua produção intelectual;

– Qualidade, quantidade e atualidade de sua produção intelectual;

– Diversidade de sua formação e experiência no exterior;

– Potencial e domínio do candidato em sua área de pesquisa.

– Qualidade do projeto de pesquisa, exequibilidade e relevância para o PPGFSC.

 

Requisitos do candidato à bolsa

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo deste Regulamento;

IV – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

V – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

 

Resultado PNPD 2016/1

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com