Cursos de verão de Matemática Básica e Introdução ao Cálculo estão com inscrições abertas

19/02/2020 10:35

Os cursos de verão 2020.1 de Matemática Básica e Introdução ao Cálculo, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC, estão abertos para calouros, veteranos dos cursos de graduação da UFSC e membros da comunidade. Os cursos de Matemática Básica e Introdução ao Cálculo I são gratuitos terão a duração de quatro dias de aulas de 3h30, dos dias 27 e 28 de fevereiro a 2 e 3 de março no Centro Tecnológico. São 120 vagas em cada curso, que será oferecido em dois turnos com 60 vagas cada um.

Para se inscrever nesses cursos, consulte o site cursosdeferias.paginas.ufsc.br, até as 18h do dia 24 de fevereiro. A divulgação da lista dos alunos selecionados para cada curso/turno será feita até as 23h59 de 25 de fevereiro no site cursosdeferias.pagina.ufsc.br. Quem não comparecer ao primeiro dia de aula do curso perderá a vaga e serão chamados inscritos da lista de espera.

Os cursos serão ministrados por doutorandos em Física. Os pós-graduandos são estagiários de docência, e estão aprendendo a serem professores. Todos estão sob supervisão do professor Marcelo Tragtenberg.

As disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I/A e Física I apresentam níveis de repetência preocupantes. Por outro lado, vários ingressantes apresentam dificuldades para trabalhar com conceitos básicos de matemática.

Essas disciplinas exigem muita dedicação no estudo do conteúdo após a aula, resolução de muitos exercícios e bagagem em matemática do ensino médio. Os cursos de verão de 2020.1  estão voltados tanto para calouros se prepararem para essas disciplinas quanto para alunos que repetiram em alguma dessas disciplinas e devem se preparar para o bimestre inicial delas. Estão também abertos à comunidade.

O curso de Matemática Básica abrangerá fatoração, frações, potenciação, radiciação, equações, polinômios, trigonometria, funções, sistemas de equações. O curso de Introdução ao Cálculo abordará revisão de funções, limites e derivadas.

Esses cursos serão registrados como cursos de extensão, com direito a certificado, com presença mínima de 75% das aulas (três das quatro aulas). As apostilas constituem apoio mas não contém todo o conteúdo de cada unidade. Elas serão disponibilizadas em formato PDF, na pagina cursosdeferias.paginas.ufsc.br.  Nenhum destes cursos pode ser validado como disciplina de Pré-Cálculo ou Cálculo I.

Os horários e locais dos cursos seguem abaixo. Neste semestre, esses cursos só serão oferecidos no campus de Florianópolis presencialmente.

Manhãs (8h30-12h)

Matemática Básica (sala CTC209)

Introdução ao Cálculo (sala CTC 210)

Tardes (14-17h30)