Seminário com Dr. William Schoenell  – 10 de julho de 2020 (sexta-feira) – 14 horas 

06/07/2020 15:28

 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário: 

 Construindo instrumentos para os menores e maiores telescópios do mundo* 

Dr. William Schoenell

Instrument Control Specialist – Giant Magellan Telescope

*Evento de reposição da disciplina seminários

Resumo:

Nesse seminário, contarei um pouco sobre o Telescópio Gigante de Magalhães (GMT), um dos três maiores telescópios óticos em construção no mundo. Contarei um pouco como fui parar nesse projeto e o que eu faço nele. O GMT é um dos telescópios extremamente grandes (ELTs) em construção, com um espelho de 24.5m de diâmetro equivalenete, que está sendo construído no deserto do Atacama, no Chile. A data de inauguração, ou “primeira-luz” está planejada para 2029.
Custo, tamanho e complexidade destes projetos podem ser aproximados por uma ordem de magnitude maior que os projetos anteriores. O GMT terá 7 espelhos de 8.4m de diâmetro, mesmo tamanho de somente um espelho do telescópio Gemini, um dos maiores telescópios em atividade atualmente. O GMT conta com cerca de 50 subsistemas com as mais variadas características: desde equipamentos industrial pesado, como guindastes, até delicados instrumentos que necessitam controle em escala nanométrica no vácuo com estabilidade de temperatura na escala mili-kelvin.
Para controlar tudo de forma homogênea, e suportar atualizações que ocorrerão durante os seus 50 anos de vida estimados, uma estrita arquitetura de controle, automação e tratamento de dados é utilizada. Esta arquitetura fixa detalhes do desenho do software para assegurar que haja consistência nos dado coletados desde o hardware, no telescópio, até o astrônomo, no seu instituto de pesquisa. Mostrarei alguns detalhes de como será o controle do observatório e como os desafios mecânicos e de controle envolvidos nesse projeto podem ser solucionados com ajuda de novos sensores disponíveis no mercado e novas técnicas de análise de dados.

Data: 10 de julho de 2020 – (sexta-feira) Local: Sala virtual do ConferênciaWeb da Rede Nacional de Pesquisa – Horário: 14 horas

 Link de acesso a sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc

Link para transmissão pelo YouTube: https://youtu.be/apTSYc33HlI

 

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com