Seminário com Dra. Nathaly Lopes Archilha – 1 de outubro de 2021 (sexta-feira) – 10h15min

28/09/2021 08:43

Sirius, o novo síncrotron brasileiro, imagem por raios X e aplicações em fluxo de fluidos em meios porosos para remediação de aquíferos e extração de petróleo*

Dra. Nathaly Lopes Archilha

Laboratório Nacional de Luz Síncroton (CNPEM)

*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é uma instalação aberta que está à disposição da comunidade científica brasileira e internacional, e faz parte do CNPEM, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, situado em Campinas, SP. As linhas de luz do Sirius foram projetadas para abrigar instrumentação científica super avançadas, que são capazes de solucionar questões importantes em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. O Sirius pode abrigar até 38 linhas de luz e 14 delas já estão sendo executadas, algumas já estão operacionais e recebendo pesquisadores. Diversas dessas linhas são dedicadas à produção de imagem (2D, 3D, 4D, etc…), e a Mogno, linha coordenada pela palestrante, é capaz de produzir imagens com alta resolução temporal (uma imagem 3D em um segundo) e espacial (entre 100 nm e 55 mm), possibilitando a realização de medidas resolvidas no tempo, mais conhecida como tomografia 4D. Essa técnica permite o estudo de variação estrutural de amostras quando submetidas à pressão, temperatura, tensão, vazão de fluidos, etc. Nesse seminário, serão apresentadas oportunidades de cursos, treinamentos e participação de workshops organizados pelo CNPEM, além de exemplos de experimentos realizados em uma linha de imagem, relacionados à recuperação avançada de petróleo e à remediação de águas subterrâneas.

Data: 1 de outubro de 2021 – (sexta-feira) – Horário: 10h15min

Link de acesso ao canal do programa no youtube: https://youtu.be/e2z3fEMjtes