Seminário com Dr. Pedro S. Pasquini – 8 de outubro de 2021 (sexta-feira) – 10h15min

04/10/2021 09:27

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Neutrinos e a busca por física além do modelo padrão*

Dr. Pedro S. Pasquini

Tsung-Dao Lee Institute & School of Physics and Astronomy, Shanghai Jiao Tong University

*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Resumo:

Os neutrinos foram propostos por Pauli em 1930 através de uma carta na qual ele afirma “Essa é uma ideia que eu não ouso publicar”, pois era uma partícula impensavelmente difícil de se detectar. Hoje, 90 anos depois, os neutrinos já renderam mais de 5 prêmios Nobel e tomam um papel central na física de partículas de fronteira. Mas o que uma partícula já tão estudada pode trazer de novo? Uma das poucas evidências de física além do modelo padrão: A sua massa! A massa dos neutrinos permite a existência de um fenômeno chamado de oscilação de neutrinos, onde neutrinos de um tipo se transformam em outro. O estado da arte de experimentos de neutrinos buscam medir os parâmetros que controlam as oscilações. Estes podem trazer evidências de física nova em escalas de energias que não são alcançadas por grandes aceleradores.

Data: 8 de outubro de 2021 – (sexta-feira) – Horário: 10h15min

Link de acesso ao canal do programa no youtube: https://youtu.be/1hPL-jGT7yg