Seminário con el prof. Msc. Michael Romano Stolf – 9 de octubre de 2020 (viernes) – 10:15 a.m.

05/10/2020 18:14

EL PROGRAMA DE POSGRADO EN FÍSICA invita a todos para lo seminario:

Por que não começar o Ensino de Mecânica com Cinemática no Ensino Médio e Superior?
Msc. Michael Romano Stolf
Egresso do Mestrado Profissional em Física da UFSC

Resumen:

Para minimizar a influência dos pressupostos matemáticos, nos conteúdos iniciais da Física, este seminário propõe uma inversão de conteúdos da mecânica tradicional, na disciplina de Física nas Primeiras Séries do Ensino Médio e uma simplificação na forma de apresentá-lo, propondo que uma sequência didática diferenciada pode influenciar a aprendizagem dos conteúdos de Física na referida Série.
Serão apresentados os currículos de Física e Matemática da primeira Série do ensino Médio, com o objetivo de verificar quais conteúdos de Matemática a Física utiliza no decorrer da referida série, e se estes conteúdos são ministrados pela Matemática, antes de serem utilizados como ferramentas pela Física na descrição dos fenômenos físicos.
A tentativa de se propor uma abordagem diferente (inversão de conteúdos) que possa simplificar a apresentação do conteúdo e sua assimilação está embasada na dificuldade relatada pelos alunos para a aprendizagem do conteúdo de física, e comprovada pelas baixas notas obtidas por boa parte destes nas avaliações do conteúdo mencionado.
A inversão de conteúdos foi realizada nas turmas de primeira série do período noturno de uma renomada instituição de ensino da cidade de Florianópolis, enquanto que a sequência tradicional foi aplicada nas turmas de primeira série do período vespertino da mesma instituição. Importante ressaltar que tanto os alunos do período noturno, quanto os alunos do período vespertino são alunos que fizeram o ensino fundamental em escolas públicas da Grande Florianópolis, e foram alunos bolsistas do ensino médio neste colégio.

Fecha: 9 de octubre de 2020 – (viernes) – Horário: 10:15 a.m.

Enlace acceso al canal de youtube: https://youtu.be/MxcEnSl5HJU