EL PROGRAMA DE POSGRADO EN FÍSICA invita a todos para lo seminario:
Self-assembly in 2D competitive colloids
José Rafael Bordin
Universidade Federal de Pelotas / Instituto de Física e Matemática
Resumen:
The study of chemical building blocks as amphiphilic molecules, block copolymers, colloids and nanoparticles have attracted the attention in soft matter physics in recent years due their properties of self-assembly. The variety of the length scales and geometry of the patterns arise from the different types of potential energies involved and from the shapes of the colloidal particles. Particullarly, spherical colloids with tunable competitive interactions can be used to generate distinct aggregated patterns. The combination of a short attractive interaction and a long range repulsion can describe the nucleation in these systems with competitive interactions. In this talk, I’ll discuss our recent findings in the behavior of these colloids in 2D and quasi-2D systems, as the relations between aggregation and diffusion.
Fecha: 30 de abril de 2021 – (viernes) – Horário: 10:15 a.m.
Enlace acceso al canal de youtube: https://youtu.be/dmD0oFypwj8
El programa de Posgrado en Fisica invita a todos para la:
Sustentación de Tesis
Jerdson Americo Silva Serejo
ESTUDO COMPUTACIONAL E ANALÍTICO DA ANTI-PEROVSKITA Li3OCl PARA APLICAÇÃO COMO ELETRÓLITO SÓLIDO EM BATERIAS DE ÍONS DE LÍTIO
Jurados
Prof. Dr. Luis Guilherme de Carvalho Rego – (presidente) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Carlos William de Araujo Paschoal – (miembro externo) – UFC/FSC
Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de Campos – (miembro titular) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Lucas Nicolao – (membro titular) – UFSC/FSC
Dr. Rodolpho Mouta Monte Prado – (miembro titular) – UFMA/PGFísica
Fecha: 23 de abril de 2021 – viernes – Horario: 2:00 pm
Enlace de acceso a sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc
EL PROGRAMA DE POSGRADO EN FÍSICA invita a todos para lo seminario:
Sobre águas vivas e o cessamento da formação estelar em galáxias
Ariel Werle
INAF – Osservatorio Astronomico di Padova
Resumen:
Aglomerados de galáxias podem desencadear uma série de processos físicos capazes de arrancar o gás de galáxias que neles ingressam, levando à transformação morfológica de galáxias espirais em lenticulares ou elípticas. Neste seminário, apresentarei resultados preliminares de dois projetos relacionados ao efeito da interação com o aglomerado no cessamento da formação estelar em galáxias. Em um primeiro momento, falaremos sobre galáxias água viva, objetos que estão tendo seu gás arrancado devido à pressão exercida pelo gás quente do aglomerado. O gás arrancado forma estruturas semelhantes a tentáculos, inspirando o nome “jellyfish galaxies/galáxias água viva”. Estes tentáculos abrigam regiões de alta formação estelar. Nossos resultados mostram que estas regiões sustentam altas e quase constantes taxas de formação estelar por ~100 milhões de anos, as massas e tamanhos físicos dessas regiões são compatíveis com os progenitores de aglomerados globulares. Apresentarei também resultados da análise de 21 galáxias post-starburst no centro de aglomerados em redshift z~0.3. Estes são objetos que tiveram a sua formação estelar encerrada recentemente, após um período de alta taxa de formação estelar. Nossas observações espacialmente resolvidas demonstram que o cessamento da formação estelar pode acontecer tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora, indicando uma variedade de processos físicos em ação. Uma das galáxias post-starburst em nossa amostra teve sua formação estelar encerrada muito recentemente, entre 20 e 100 milhões de anos atrás, e ainda apresenta uma cauda de gás ionizado compatível com a hipótese de que esse objeto foi uma galáxia água viva em um passado próximo.
Fecha: 23 de abril de 2021 – (viernes) – Horário: 10:15 a.m.
Enlace acceso al canal de youtube: https://youtu.be/dFPhdw2J2UM
El programa de Posgrado en Física invita a todos para la:
Sustentación de Disertación
Muryel Guolo Pereira
The Circumnuclear Region and Long-Term Variability of the Active Nucleus in NGC 2992
Jurados
Prof. Dr. Daniel Ruschel Dutra – (presidente) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Rogério Riffel – (miembro externo) – UFRGS/IF
Profª. Drª. Natalia Vale Asari – (miembro titular) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Tiago Vecchi Ricci – (miembro externo) – UFFS/Cerro Largo
Fecha: 19 de abril de 2021 – lunes – Horario: 1:00 pm
Enlace de acceso a sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc
EL PROGRAMA DE POSGRADO EN FÍSICA invita a todos para lo seminario:
Computação Quântica: da Ciência à Tecnologia
Prof. Enrique Solano
University of the Basque Country, Bilbao, Spain
Resumen:
Haverá uma introdução pedagógica à computação quântica do ponto de vista histórico, científico e tecnológico. Em seguida, será apresentada a transição da computação quântica da ciência fundamental para a possibilidade de revolucionar a tecnologia com aplicativos impossíveis para a computação atual. Por fim, comentar-se-á sobre as possibilidades de desenvolvimento da carreira de pesquisador na área de negócios, tanto na área de software e hardware, clássica e quântica.
Biografia
Enrique Solano obteve o título de Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, em Lima, Peru, e o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Ele trabalhou como pesquisador no Max-Planck Institute for Quantum Optics, Garching, e na University Ludwig-Maximilian em Munique, Alemanha. É Professor Ikerbasque e diretor do centro internacional «Quantum Computing and Quantum Technologies (QUTIS)» da University of the Basque Country, Bilbao, Espanha, bem como Professor Ilustre e diretor do centro internacional «Quantum Artificial Intelligence for Science e Technology (QuArtist)” na Shanghai University, China. Em 2020 ele ocupou o cargo de Gerente Geral da empresa IQM Germany em Munique, Alemanha, pioneira e líder europeia em computação quântica. O Prof. Solano é um especialista em computação quântica e tecnologias quânticas, nas quais tem feito contribuições científicas e tecnológicas de impacto internacional. Ele publicou mais de 250 artigos científicos e seus centros de pesquisa são considerados think-tanks influentes de alta originalidade e produtividade. Este ano 2021 o Prof. Solano planeja criar empresas de consultoria e desenho disruptivo de computadores quânticos na Alemanha, para Europa e o mercado mundial.
Fecha: 16 de abril de 2021 – (viernes) – Horário: 10:15 a.m.
Enlace acceso al canal de youtube: https://youtu.be/w4Af1kt4IPA