Seminário con el Dr. Jean Michel Silva de Miranda Gomes – 17 de septiembre de 2021 (viernes) – 10:15 a.m.

14/09/2021 08:31

EL PROGRAMA DE POSGRADO EN FÍSICA invita a todos para lo seminario:

MOONS: O Novo Espectrógrafo Multi-objetos para o VLT

Dr. Jean Michel Silva de Miranda Gomes

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço | Universidade do Porto

Resumen:

Nas últimas décadas tivemos importantes desenvolvimentos em astronomia extragalática que trouxeram maior entendimento da evolução e formação de galáxias. No entanto, a reconstrução da história de formação estelar e enriquecimento químico de galáxias em função do tempo permanece um desafio. A princípio, poderíamos pensar em usar a Via Láctea como uma galáxia espiral prototípica, resolvendo suas estrelas, derivando as respectivas idades e abundâncias químicas, além de podermos estudar os movimentos orbitais de suas populações estelares. Porém, olhar além de nossa Galáxia é essencial para traçar a evolução das propriedades físicas de galáxias com formações e evoluções completamente distintas da nossa.
Estudos estatísticos de galáxias e de suas populações estelares, usando espectroscopia, avançaram muito, mas ainda estão focados em galáxias do universo local, tanto em observações com fibras como em espectroscopia de campo integral (Sloan Digital Sky Survey, MaNGA & CALIFA, por exemplo). Idealmente, esses estudos deveriam ser complementados para maiores redshifts – quando o Universo tinha apenas algumas centenas de milhões de anos. Galáxias jovens são a chave para a compreensão da física do início do Universo e época da reionização cósmica. Mas, isso requer determinações precisas das propriedades estelares e físicas de galáxias a altos redshifts. No entanto, temos como grande limitador: os instrumentos atualmente disponíveis para observações. Precisamos de novos instrumentos que permitam realizar surveys com alta qualidade espectroscópica, i.e elevado sinal ruído, alta resolução e cobertura espectral, de preferência diretamente comparáveis aos surveys já existentes para galáxias no universo local.
A fim de contornar essas limitações, o instrumento MOONS foi concebido e desenvolvido com foco em três parâmetros: sensibilidade, multi-objetos e cobertura de comprimento de onda. Apresentarei o conceito do espectrógrafo infravermelho MOONS e falarei sobre o survey previsto que permitirá estudar as populações estelares de galáxias em um redshift intermediário, complementando e ampliando o conhecimento até então adquirido para o universo local.

Fecha: 17 de septiembre de 2021 – (viernes) – Horário: 10:15 a.m.

Enlace acceso al canal de youtube: https://youtu.be/fRTOETP8vkc