Seminário com o Prof. Dr. Renné Medeiros de Araújo – 06 de outubro de 2023 (sexta-feira) – 10h15min

02/10/2023 20:19

Um relato científico-cultural de uma viagem à China
Prof. Dr. Renné Medeiros de Araújo
Departamento de Física – UFSC

*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Resumo: Neste seminário, vou contar a história de como eu e mais dois alunos do programa de pós-graduação fomos parar na China, para visitar a Universidade de Nanjing e participar de uma conferência em Xi’an, onde se encontram os famosos guerreiros de terracota. Em Nanjing, estabelecemos colaboração com o grupo do prof. Xiaosong Ma, que toca experimentos de ponta na área de Ótica Quântica e Informação Quântica. Em Xi’an, participamos de uma conferência internacional (CIOP 2023) onde apresentamos trabalhos desenvolvidos aqui na UFSC, no grupo de Ótica Quântica. Por fim, falarei dos nossos trabalhos, que dizem respeito à Ótica Não-Linear, geração de fótons gêmeos e cavidades óticas.

Data: 06 de outubro de 2023 (sexta-feira) – Horário: 10h15min
Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física