Seminário com o Prof. Nelson Canzian da Silva – Por dentro do experimento ATLAS no LHC (Large Hadron Collider) – 23 de agosto de 2013 – 10 horas

20/08/2013 11:34

Por dentro do experimento ATLAS no LHC (Large Hadron Collider)*

Prof. Nelson Canzian da Silva

Departamento de Física – UFSC

*Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

Neste seminário serão apresentados alguns detalhes sobre o projeto, construção e funcionamento do complexo de aceleradores do LHC, no CERN, e de um de seus grandes detectores, o ATLAS. Ênfase será dada nos princípios físicos de funcionamento e soluções tecnológicas utilizadas nos diversos subconjuntos de detectores do experimento e como são empregados para aquisição de dados relevantes e obtenção das grandezas físicas necessárias para a reconstrução dos eventos.

Data: 23 de agosto de 2013 – (sexta-feira) – Local: Sala 419 – Auditório do Bloco G – Horário: 10 horas