Estrutura do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFSC) oferece aos discentes a possibilidade de optarem por uma das áreas/linhas de pesquisas existentes.
A obtenção do grau de Mestre em Física exige do aluno a totalização de no mínimo 30 (trinta) créditos para o mestrado e 60 (sessenta) créditos para o doutorado, assim distribuídos:
- 24 créditos (mestrado) e 48 créditos (doutorado) em disciplinas básicas e optativas, estudos dirigidos e trabalhos acadêmicos. O aluno deverá cursar um mínimo de 16 créditos (mestrado) e 32 créditos (doutorado) em disciplinas básicas e optativas. O aluno poderá obter até 4 créditos (mestrado) ou 12 créditos (doutorado) em estudos dirigidos. O aluno de doutorado poderá obter até 8 créditos em trabalhos acadêmicos.
- Seminários obrigatórios: sem créditos
- Elaboração e defesa de Dissertação ou Tese: 06 créditos para o mestrado e 12 créditos para o doutorado.
O Programa funciona com seu calendário escolar baseado no sistema semestral. O aproveitamento em cada disciplina será avaliado através de trabalhos e provas específicas, sendo o grau final expresso por meio dos conceitos e seus respectivos pesos:
De 10 a 7 (Aprovado) e I (incompleto).
Até no máximo seis meses (mestrado) ou 12 meses (doutorado) de matrícula no curso o aluno deverá definir, entre os professores credenciados junto ao Programa, um possível orientador e, em conjunto com o mesmo elaborar um projeto de dissertação ou tese, o qual deverá ser submetido ao Colegiado do Programa.