Professora do PPGFSC realiza seminário gratuito sobre mecânica quântica

09/07/2015 08:34
Professora da área de pesquisa Física Nuclear e de Hádrons do PPGFSC

O projeto de extensão Parque Viva a Ciência da UFSC promove, no dia 19 de agosto àss 18h30min, a palestra “O Universo e a Mecânica Quântica” no Auditório do Departamento de Química (CFM) com a professora Débora Peres Menezes. Não é necessário se inscrever para participar: os interessados precisam apenas comparecer ao auditório até o horário de início do seminário. Considerando que a palestra deve ser um primeiro contato de vários dos participantes com a mecânica quântica, a professora vai apresentar diversos conteúdos introdutórios sobre o assunto.

O desenvolvimento da mecânica quântica deu-se no início do século passado, como uma tentativa de explicar certos resultados experimentais que não puderam ser explicados pelas teorias clássicas existentes na época. A palestra abordará inconsistências das teorias clássicas com resultados experimentais no fim do século XIX, seguida de uma introdução à mecânica quântica, mostrando que, apesar de ser uma teoria probabilística e nada intuitiva, ela é precisa e possui um rigoroso formalismo matemático que a embasa. Algumas aplicações da mecânica quântica utilizadas no nosso dia a dia também serão mostradas.

A professora Débora Peres Menezes é doutora em física pela University of Oxford (Reino Unido), com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (Portugal). Ela é professora titular do Departamento de Física da UFSC e ministra aulas para o Curso de Física e diversos dos cursos de Engenharia, entre as disciplinas que leciona estão Mecânica Quântica, Física Nuclear e Estrutura da Matéria. Também atua como assessora ad hoc para instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Fonte: ufsc.br