Relato da 170ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC

17/08/2015 15:10

Caros usuários:

Segue abaixo o relato da 170ª Reunião Ordinária do Colegiado Delegado do Programa de Pós-graduação em Física da UFSC, realizada no dia 17 de agosto de 2015 – (segunda-feira), às 9 horas, na Sala 201 – Sala de Reuniões do Programa de Pós-graduação em Física:

O presidente solicitou a inclusão do item de pauta “Solicitação de trancamento de matrícula no curso” e alteração do item “8. Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina fora do prazo estabelecido pelo calendário do semestre 2015/1.” passando a ter a seguinte nomenclatura “Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina fora do prazo estabelecido pelo calendário do semestre 2015/1 e aprovação do parecer referente ao relatório de estágio pós-doutoral da estagiária Silvia Pelegrini.”

 1. Comunicações: 

O presidente comunicou que haverá eleições para funções de Coordenador e Subcoordenador e representante da área de concentração Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, na data de 21 de agosto de 2015, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

2. Ata da reunião ordinária nº 169:  Foram propostas alterações pelos membros Debora e Luis Guilherme. Aprovada por unanimidade.

3. Aprovação dos projetos de dissertação e tese.

Foram aprovados os seguintes projetos de dissertação e/ou tese:

a) Projeto de dissertação de mestrado de José Nieves da Silva Gonzalez, intitulado: “Dispositivos fotovoltaicos orgânicos”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientadora a professora Marta Elisa Rosso Dotto;

b) Projeto de tese de doutorado de William Rafael Tavares, intitulado: “Estudo de alguns aspectos do diagrama de fases da cromodinâmica quântica na presença de campos magnéticos fortes”, na área de concentração: Física Nuclear e de Hádrons, tendo como orientador o professor Sidney dos Santos Avancini.

c) Projeto de dissertação de Leandro Roza Livramento, intitulado: “Compactos em modelos tipo CPN”, na área de concentração: Física Matemática e Teoria de Campos, tendo como orientador o professor Pawel Klimas.

d) Projeto de tese de doutorado de Ian Jordy Lopez Diaz, intitulado: “Simulações de Monte Carlo de modelos de Iaing com camadas não equivalentes”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor Nilton da Silva Branco.

e) Projeto de dissertação de Simone Venturim Bernardino, intitulado: “Caracterização de Sistemas Orgânicos Líquido-Cristalinos para aplicações em Dispositivos Eletrônicos”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientadora a professora Marta Elisa Rosso Dotto e coorientadora a Drª Juliana Eccher.

f) Projeto de dissertação de Alessandro Lopes Alves, intitulado: “Estudo de LED`S Orgânicos Brancos Processados por Solução”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo com orientador o professor Ivan Helmuth Bechtold.

g) Projeto de dissertação de Everson Cilos Vargas, intitulado: “Ciência Cidadã: Morfológica de Galáxias”, na área de concentração: Astrofísica, tendo com orientador o professor Roberto Cid Fernandes Junior.

h) Projeto de tese de doutorado de Giovanni Formighieri, intitulado: “Estudo de fenômenos em espaços curvos com simetria axial”, na área de concentração: Física Nuclear e de Hádrons, tendo como orientador o professor Celso de Camargo Barros Junior.

i) Projeto de tese de doutorado de Maiara Sampaio Carvalho, intitulado: “Arqueologia de Populações Estelares em Núcleos de Galáxias”, na área de concentração: Astrofísica, tendo como orientador o professor Roberto Cid Fernandes Junior.

j) Projeto de tese de doutorado de Graziele Bortolini, intitulado: “Estudo Computacional dos Processos de Transferência de Carga via fotoindução”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor Luis Guilherme de Carvalho Rego.

l) Projeto de tese de doutorado de Bruna Fernanda Baggio, intitulado: “DESEMPENHO ELETROQUÍMICO DE AZUL DA PRÚSSIA E ANÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor André Avelino Pasa.

m) Projeto de dissertação de Rafael Vitor Stenzinger, intitulado: “Avalanches e criticalidade em um modelo de para neurônio computacionalmente eficiente”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor Marcelo Henrique Romano Tragtenberg.

n) Projeto de tese de doutorado de Ariel Werle, intitulado: “Modernização do Banco de Dados do STARLIGHT”, na área de concentração: Astrofísica, tendo como orientador o professor Roberto Cid Fernandes Junior.

o) Projeto de dissertação de Caio Eduardo Aguiar de Araújo, intitulado: “Estrutura e reatividade de nano partículas metálicas”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor Lucas Nicolao.

p) Projeto de dissertação de Erick Albuquerque de Moura, intitulado: “Evolução de protoestrelas de nêutrons”, na área de concentração: Física Nuclear e de Hádrons, tendo como orientadora a professora Débora Peres Menezes.

q) Projeto de tese de doutorado de William Martarello, intitulado: “ESTUDOS NOS NEUTRINOS EM UM MEIO ESTELAR UTILIZANDO ASPECTOS DA RELATIVIDADE GERAL”, na área de concentração: Física Nuclear e de Hádrons, tendo como orientador o professor Celso de Camargo Barros Junior.

r) Projeto de tese de doutorado de Pedro Ricardo Piccini, intitulado: “FASES MODULADAS EM SISTEMAS COM INTERAÇÕES COMPETITIVAS”, na área de concentração: Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, tendo como orientador o professor Marcelo Henrique Romano Tragtenberg.

 

 4. Solicitação de troca de orientação.

Aprovada por unanimidade a troca da orientação aos discentes Davi Velasco Villamizar e Eduardo Muller dos Santos, passando a orientação de ambos ao Prof. Dr. Eduardo Inacio Duzzioni.

 

5. Aprovação dos planos de estágio de docência para o semestre 2015/2.

Aprovado os planos de trabalho da disciplina ESTÁGIO DE DOCÊNCIA dos discentes:

Leandro Roza do Livramento (mestrado), Gabriel Arthur Militzer (mestrado), Marcello Antonio Alves Talarico (doutorado), Graziele Bortolini (doutorado), Caio Boccato Dias Góes (mestrado), Rafael Bento Serpa (doutorado), Guilherme Luiz Zanin (mestrado), Jhaison Costa de Faria (mestrado), Luciano Rostirolla Prado (mestrado), Joana Carolina Sodré (mestrado).

Luis Alberto Torres Quispe (doutorado) e  Jhaison Costa de Faria (mestrado): Os planos de estágio de docência deste discentes foi retirado de pauta. O Coordenador solicitou que ambos o contatem para tratar do assunto.

 

6. Solicitações de prazo para conclusão de curso.

Victor Alexandre Veit Schmachtenberg: aprovada prorrogação de prazo para conclusão do curso de doutorado, pelo período de doze meses, devendo a defesa de tese ser realizada até a data de 07/08/2016.

Rafael Heleno Campos: aprovada prorrogação de prazo para conclusão do curso de mestrado, pelo período de seis meses, devendo a defesa de tese ser realizada até a data de 09/11/2015.

Marcelo Gabriel Luiz Nogueira Santos: aprovada prorrogação de prazo para conclusão do curso de mestrado, pelo período de seis meses, devendo a defesa de tese ser realizada até a data de 18/03/2016.

 

7. Solicitação de trancamento de matrícula no curso.

Aprovada solicitação de trancamento de matrícula no curso ao discente de curso de doutorado Daniel Salvador.

 

8. Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina fora do prazo estabelecido pelo calendário do semestre 2015/1 e aprovação do parecer referente ao relatório de estágio pós-doutoral da estagiária Silvia Pelegrini.

Aprovado condicionalmente o cancelamento da matrícula do discente Rodrigo Lopes na disciplina FSC3370000 TEORIA QUÂNTICA DE CAMPOS. O cancelamento será efetuado após a emissão de parecer do prof. Marcus Emmanuel Benghi Pinto.

Aprovado por unanimidade o relatório de estágio pós-doutoral da estagiária Silvia Pelegrini.

 

9. Aprovação do parecer de validação de créditos em disciplina.

Bruna Fernanda Baggio: Aprovado por unanimidade a validação de dezesseis créditos e a validação do evento obrigatório proficiência em língua inglesa, no histórico do curso de doutorado.

 

10. Aprovação da ata da Comissão de Seleção do Processo de Seletivo Simplificado do PPGFSC para ingresso no semestre 2015/2.

Aprovado por unanimidade a ata do processo seletivo simplificado.

11. Pauta do encontro de área da CAPES.

O presidente apresentou a pauta para os Seminários de Acompanhamento Área Astronomia/Física, que será realizado na sede da CAPES nos dias 20 e 21 de agosto de 2015.

Em seguida apresentou  índices do Programa, referentes aos anos de 2013 e 2014.

12. Homologação das decisões do “Sistema de consulta ao Colegiado Delegado”.

 a) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Rafael Luiz Bernardi, intitulada: “CARACTERIZAÇÃO DE UM MODULADOR ESPACIAL DE LUZ COMO SIMULADOR DE TURBULÊNCIA ATMOSFÉRICA EM ÓPTICA ADAPTATIVA” realizada na data de seis de julho de dois mil e quinze.

b) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Genaldo Leite Nunes intitulado: “Difusibilidade em meios porosos via modelagem computacional” realizada na data de sete de agosto de dois mil e quinze.

c) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Cristian Andrey Momoli Salla, intitulada: “COMPLEXOS DE RUTÊNIO APLICADOS EM OLEDS: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO” realizada na data de sete de agosto de dois mil e quinze.

d) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Guilherme Dalla Lana Semione, intitulada: “PRODUÇÃO E ESTUDO DE SULFETOS DE NÍQUEL NANOMÉTRICOS COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE PALÁDIO”, realizada na data de sete de agosto de dois mil e quinze.

e) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Eduardo de Almeida Isoppo, intitulada: “CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DE FILMES FINOS DE AZUL DA PRÚSSIA POR MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE TRANSMISSÃO”, realizada na data de treze de agosto de dois mil e quinze.

f) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Luis Alberto Torres Quispe, intitulado: “CRESCIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS DE Ni(OH)2 E NiO sobre Si (100)”, realizada na data de quatorze de agosto de dois mil e quinze.

g) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Leandro Passos de Figueiredo, intitulada: “MÉTODO DE MONTE CARLO APLICADO NA INVERSÃO SÍSMICA ESTOCÁSTICA BAYESIANA”, realizada na data de dezessete de agosto de dois mil e quinze.

h) Aprovação para que o membro externo da banca de defesa de dissertação de mestrado de Cristian Andrey Momoli Salla, participe da defesa por intermédio de sistema de interação de áudio e vídeo em tempo real.

i) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de dissertação de mestrado de Murilo Machado Costa, intitulada: “DINÂMICA NÃO LINEAR DE SISTEMA DE DOIS NÍVEIS”, a ser realizada na data de vinte e sete de agosto de dois mil e quinze.

j) Aprovação da alteração do membro externo da banca de defesa de dissertação de mestrado de Murilo Machado Costa, passando a ser o professor Wagner Tenfen – UFFS.

l) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de Rodrigo Pereira Rocha, intitulada: “TEMPO DE RELAXAÇÃO EM SISTEMAS MOLECULARES DESORDENADOS” realizada na data de dezessete de agosto de dois mil quinze.

m) Homologação da(s) inscrição(ões) da(s) candidatura(s) de Ivan Helmuth Bechtold e Eduardo Inacio Duzzioni, para as funções de Coordenador e Subcoordenador respectivamente, do Programa de Pós-graduação em Física.

n) Homologação da inscrição da candidatura da Profª. Drª. Françoise Toledo Reis (titular) e o Prof. Dr. Luis Guilherme de Carvalho Rego (suplente) como representantes docentes da área de concentração Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística junto ao Colegiado Delegado do Programa de Pós-graduação em Física.

o) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Paloma Boeck Souza, intitulado: “ELETRODEPOSIÇÃO DE Bi2Se3 sobre em Si (100) para aplicações em termoeletricidade”, a ser realizada na data de dezessete de setembro de dois mil e quinze.

p) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado no exame de qualificação ao doutorado de Graziâni Candiotto, intitulada: “TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA ELETRÔNICA EM SISTEMAS MOLECULARES E NANOESTRUTURAS ARTIFICIAIS” a ser realizada na data de vinte e oito de agosto de dois mil e quinze.

q) Aprovação da composição da banca e do trabalho a ser apresentado na defesa de tese de André Luiz de Amorim, intitulada: “ESPECTROSCOPIA 3-D DE GALÁXIAS: SÍNTESE DE POPULAÇÕES ESTELARES E MORFOLOGIA”, a ser realizada na data de trinta e um de agosto de dois mil e quinze.

 

13. Assuntos Gerais.

 Não houve assunto nesse item de pauta.

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com