Minicurso de Eletrônica Orgânica na UFSC

03/11/2014 15:38

O PPGFSC/UFSC está promovendo o minicurso de eletrônica orgânica com o professor Dr. Lucas Fugikawa Santos.

untitled

Professor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) no Campus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Material do Minicurso:

Módulo 1 / Módulo 2 / Módulo 3 / Módulo 4

O  ministrante atua no Departamento de Física do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) no Campus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista (UNESP), tendo como objeto de pesquisa os seguintes temas:

– Dispositivos orgânicos emissores de luz (OLEDs);

– Transistores de efeito de campo orgânicos (OFETs);

– Injeção transporte de carga em materiais desordenados;

– Eletroluminescência e fotoluminescência em sólidos, irradiação eletrônica de polímeros;

– Radiação espacial ionizante, projeto e desenvolvimento de sistemas ópticos;

– Instrumentação eletrônica e optoeletrônica e desenvolvimento de subsistemas para satélites;

O minicurso contará com certificado que será expedido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFSC. Aos discentes do PPGFSC/UFSC será atribuído 2 créditos para aos inscritos que cumprirem a carga horária do minicurso.

Inscrições:  Até o dia 14/11/2014 pelo e-mail:

Carga horária: 12 horas

Período do curso:  de 17 a 20 de novembro de 2014 –  das 9 às 12 horas / 21 de novembro de 2014 – das 10 às 11 horas

Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Bloco G

Conteúdo:

Este minicurso tem como objetivo fazer uma revisão geral da Eletrônica Orgânica, desde seus fundamentos até o atual estado-da-arte da pesquisa na área, com um foco especial em aplicações em dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos. Inicialmente, será feita uma revisão de conceitos básicos da Física de semicondutores e de dispositivos eletrônicos, seguida de uma introdução às origens das propriedades eletrônicas de semicondutores orgânicos, tanto de sólidos moleculares quanto de polímeros conjugados. Na sequência, serão discutidas as técnicas de caracterização elétrica e optoeletrônica de semicondutores orgânicos, com um foco especial na Física de dispositivos eletrônicos. Três sistemas serão utilizados como base para o estudo das propriedades de injeção, transporte, fotogeração, aprisionamento e recombinação de portadores de cargas nesses materiais: diodos orgânicos emissores de luz (OLEDs), células solares orgânicas (OPVs) e transistores de efeito de campo orgânico (OFETs). Ao final do curso, espera-se que os alunos tenham o domínio dos princípios básicos que determinam as propriedades eletrônicas de semicondutores orgânicos e que saibam quais os parâmetros importantes para a caracterização elétrica e optoeletrônica de dispositivos orgânicos.

Bibliografia:

1. “Semiconductor Material and Device Characterization”, D. K. Schroder, John Wiley and Sons, Toronto (1990). ISBN: 0-471-51104-8.
  2. “Physics of Semiconductor Devices”, S.M. Sze, John Wiley and Sons, New York (1969). ISBN: 471-84290-7.
  3. “Semiconducting Polymers – Chemistry, Physics and Engineering”, G. Hadziioannou & P. F. van Hutten (Eds.), Wiley-VCH, Weinheim (2000).
  4. “The Physics of Solar Cells”; J. Nelson, Imperial College Press, London (2003). ISBN: 1-86094-349-7.
  5. “Electronic Processes in Organic Crystals and Polymers”; M. Pope & C. E. Swenberg, Oxford University Press, Oxford, 2nd Ed. (1999). ISBN: 0-19-512963-6.
  6. “Handbook of Organic Conductive Molecules and Polymers”, H. S. Nalwa (Ed.), John Wiley and Sons, New York (1997). ISBN: 0-471-96275-9.
  7. “Electrical Transport in Solids – with particular reference to organic semiconductors”, K. C. Kao & W. Huang, Pergamon Press, Frankfurt, (1981). ISBN: 0-08-023973-0.