O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:
Espalhamento de elétrons, pósitrons e átomos de positrônio*
Prof. Dr. Wagner Tenfen
UFFS / Pós-doutorando UFSC
*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários
Resumo:
Os estudos de espalhamento contam com um histórico longo, protagonizando inclusive o desenvolvimento da física moderna. Isto não significa, entretanto, que não haja espaço para novidades neste campo de estudo, em particular quando falamos do espalhamento de elétrons ou pósitrons de baixa energia por átomos e moléculas. Desta forma, este seminário está muito mais próximo de uma revisão dos estudos das colisões de elétrons e pósitrons, tanto do ponto de vista teórico quanto experimental, com o intuito de demonstrar que ainda existe muito espaço aberto para pesquisa na área de colisões. Como fechamento, pretende-se discutir os modelos teóricos e a única montagem experimental para o estudo do espalhamento de átomos de positrônio, um campo de estudo aberto recentemente que traz consigo resultados inesperados, pelo menos a princípio, e também grande potencialidade no estudo das interações deste átomo exótico com átomos e moléculas.
Data: 29 de abril de 2016 – (sexta-feira)- Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:
Reaching 100% efficient OLEDs. Converting triplet excitons into singlet states without spin orbit coupling*
Prof. Dr. Andy Monkman
Organic Electroactive Materials Research Group
Department of Physics, Durham University, England
*Evento de reposição para os alunos matriculados na disciplina seminários
Resumo:
Organic light emitting diodes are now a common place technology, but increasing their internal efficiency to near 100% is difficult. The main reason for this is that on charge recombination, 75% of excited states formed have triplet character and are non emissive. At present iridium containing phosphors are used to harvest these states to produced light, but a new type of emitter has been developed that can also convert triplet to singlet states but without the need for a heavy metal or spin orbit coupling, Thermally Activated Delay Fluorescence; ‘TADF’. In my talk I will describe the mechanisms that drive TADF and show how molecular design and careful energy level tuning give rise to 22% external quantum efficiency deep blue OLEDs. Throughout, new time resolved photophysical measurements will be explained and used to elucidate the physics behind TADF.
Data: 27 de abril de 2016 – (quarta-feira)- Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 14 horas
O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGFSC-UFSC, Florianópolis, anuncia a disponibilidade de 1 (uma) bolsa de pós-doutorado PNPD/CAPES, para o período de 2 (dois) anos.
A mensalidade da bolsa é de R$ 4.100.00 (quatro mil e cem reais) e o valor de custeio anual é de R$ 12.000,00 (doze mil reais).
O candidato deve atuar em linhas de pesquisa TEÓRICAS ou EXPERIMENTAIS, em uma das seguintes áreas de atuação: Astrofísica, Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada e Mecânica Estatística, Física Nuclear e de Hádrons, Física de Partículas e Campos.
O regulamento completo do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD está descrito na Portaria nº 086, de 03 de julho de 2013.
Para fazer sua inscrição click aqui
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:
“Massas de mésons nêutros na presença de campos magnéticos fortes”*
Prof. Dr. Sidney dos Santos Avancini
UFSC/FSC
*Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários
Resumo:
O estudo da matéria na presença de campos magnéticos ultra intensos é hoje em dia um dos tópicos de grande interesse nas áreas de física de partículas e astrofísica. Na superfície de certa clásse de estrelas de nêutrons, denominadas magnetares, são encontrados campos magnéticos da ordem de até 10¹⁵ Gauss e em certas colisões em grandes aceleradores de partículas, como no CERN, acreditá-se que os maiores campos magnéticos do universo, da ordem de 10²⁰ Gauss, possam ser produzidos. Neste seminário vamos descrever como certos tipos de partículas mesônicas nêutras, especificamente o píon e o méson sigma, se comportam na presença de campos magnéticos fortes. A descrição dessas partículas será feita através do modelo efetivo da cromodinâmica quântica conhecido por Nambu-Jona-Lasinio e o formalismo utilizado será o da teoria quântica de campos.
Data: 15 de abril de 2016 – (sexta-feira)- Local: Auditório do Departamento de Química – Horário: 10h15min
O Programa de Pós-graduação em Física convida a todos para:
Defesa de Dissertação*
Marcos kendi Yamasaki
O processo Drell-Yan e o grande colisor de hádrons
*(evento de reposição da disciplina seminários)
Banca Examinadora
Prof. Dr. Emmanuel Gräve de Oliveira – (presidente) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Robson Zacarelli Denke – (membro externo) – FURB
Profª. Drª. Débora Peres Menezes – (membro titular) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Pawel Klimas – (membro titular) – UFSC/FSC
Data: 12 de abril de 2016–terça-feira– Horário: 10h30min – Local: Auditório do LAED – (piso térreo do Departamento de Matemática)