O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Divulgação do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFSC/UFSC)

31/05/2021 11:54

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC torna público os editais do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado para ingresso no semestre 2021/2.

As inscrições ocorrerão no período de 31 de maio a 02 de julho de 2021 , O PPGFSC utiliza a nota do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física – EUF para ingresso nos cursos de mestrado de doutorado.

Click aqui e acesse o site do processo seletivo do PPGFSC/UFSC

Vídeo de doutoranda do PPGFísica é destaque no canal Mulheres na Ciência

31/05/2021 11:53

Você sabia que os sons podem ser percebidos de mais de uma forma? Sim, além da propagação usual das ondas sonoras, que são transmitidas a partir do seu ouvido externo, passando pelo tímpano e chegando à cóclea, eles também podem ser transmitidos pelos ossos do seu cérebro. Isso deu origem a uma novidade tecnológica: os fones de ouvido por condução óssea. Neste vídeo, a Cheryl nos fala sobre eles e explica porque podem ser úteis para andar de bicicleta, por exemplo (nunca na contramão, como visto no vídeo # 44). Ela também explica que essa condução é responsável por acharmos que nossa voz é mais grave quando a ouvimos diretamente do que quando ouvimos uma gravação que contenha nossa voz. Assista o vídeo e descubra se essa novidade tecnológica pode ser útil para você.

Seminário com Prof. Dr. Carlos Renato Rambo – 21 de maio de 2021 (sexta-feira) – 10h15min

16/05/2021 08:19

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Nanocompósitos híbridos para dispositivos eletrônicos*

Prof. Dr. Carlos Renato Rambo

Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica / UFSC
*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Resumo:

A implementação de novas tecnologias muitas vezes depende da disponibilidade de materiais com características específicas, tais como: baixa densidade, alta porosidade, elevada área superficial, propriedades elétricas adequadas, entre outras. A adequação das propriedades dos materiais monolíticos restringe-se aos limites impostos pelo arranjo atômico-molecular e, no caso de materiais policristalinos, as características microestruturais, o que tem direcionado as pesquisas ao processo de “engenharização” dos materiais. Atualmente a nanotecnologia, como processos de produção de nanopartículas óxidas semicondutoras tem se destacado em todas as áreas de conhecimento. Com o desenvolvimento da tecnologia as formas de armazenamento de energia elétrica são as principais demandas das pesquisas científicas. Diversas aplicações como dispositivos eletrônicos, veículos elétricos, equipamentos portáteis, entre outros, necessitam do armazenamento de energia cada vez mais eficiente. Neste seminário, além de uma apresentação do Laboratório de Materiais Elétricos (LAMATE-EEL), serão apresentados os trabalhos recentes relativos ao desenvolvimento de nanocompósitos híbridos para dispositivos de armazenamento de energia. O desenvolvimento de materiais com alta área de superfície (aerogéis), incorporados com nanopartículas, deve viabilizar a produção de dispositivos para dispositivos de armazenamento de energia elétrica (supercapacitores). Ao mesmo tempo, as propriedades dos polímeros condutores devem normalmente emergir em estruturas com propriedades elétricas melhoradas. Neste contexto serão apresentados resultados de aerogéis óxidos e membranas de nanocellulose bacteriana incorporados in situ com polímeros condutores, que apresentem propriedades eletrônicas para aplicação como dispositivos supercapacitores.

Data: 21 de maio de 2021 – (sexta-feira) – Horário: 10h15min

Link de acesso ao canal do programa no YouTube: https://youtu.be/Y1BjLuPj_ZI

Seminário com Prof. Dr. Gustavo Nicolodelli – 14 de maio de 2021 (sexta-feira) – 10h15min

09/05/2021 10:00

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Espectroscopia de Emissão Óptica de Plasma Induzido por Laser: Conceitos, Calibrações e Aplicações*

Prof. Dr. Gustavo Nicolodelli  – PPGFísica/UFSC

*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Resumo:

A técnica de espectroscopia de emissão óptica de plasma induzido por laser (LIBS, do inglês, “Laser-Induced Breakdown Spectroscopy”) vem se tornando um popular método analítico nas últimas décadas. As principais vantagens são: aplicabilidade para vários tipos de amostras, com pouco ou nenhum preparo dessas, capacidade de sensoriamento remoto, rápida análise multi-elementar e maior rapidez no processo de análise. Recentes progressos no seu desenvolvimento a transformou em uma poderosa ferramenta de caracterização para diversos materiais, tais como amostras agrícolas, ligas metálicas, fármacos, alimentos, e tecidos biológicos, entre outras. O objetivo desta apresentação será introduzir os conceitos físicos básicos da técnica LIBS, desde o processo de formação do plasma até a identificação e quantificação dos elementos. Uma atenção especial será dada para o método Calibration-Free, que utiliza parâmetros do plasma para quantificação dos elementos presentas nas amostras. Por fim, serão exploradas várias aplicação da técnica, da Terra à Marte.

Data: 14 de maio de 2021 – (sexta-feira) – Horário: 10h15min

Link de acesso ao canal do programa no YouTube: https://youtu.be/4y80cjpZVZA

Evento do Grupo de Apoio à Saúde Mental: Por uma Pós-Graduação Saudável – É POSSÍVEL SER FELIZ NA PANDEMIA? Parte II

06/05/2021 07:52

Convidamos para a realização de mais um evento promovido Grupo de Apoio à Saúde Mental (instituído pela Portaria Nº 5/2020/PROPG, de 04/12/2020), em conjunto com a PROPG.

Evento: “Por uma Pós-Graduação Saudável – É POSSÍVEL SER FELIZ NA PANDEMIA? Parte II”
Data: 11 de maio de 2021
Horário: das 18:00 as 19:30
O evento será transmitido pela TV UFSC, YouTube: https://youtu.be/lhrp9-HEAe8

Contamos com vossa colaboração para divulgação ao corpo docente, discente e servidores técnicos administrativos do programa!

Seminário com Dr. Rafael Garcia Dias – 07 de maio de 2021 (sexta-feira) – 10h15min

02/05/2021 10:00

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Aprendizado de máquina: Potenciais e limitações*

Dr. Rafael Garcia Dias

Research associate

Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience – King’s College London

*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Resumo:

O poder de coleta, armazenamento e processamento de dados está revolucionando as ciências. O crescimento contínuo de conjuntos de dados impulsiona a demanda por cientistas que possam lidar com códigos complexos e reutilizáveis. Nesta palestra, discutirei alguns aspectos chave do aprendizado de máquina e suas aplicação, enfatizando a importância da replicabilidade da ciência e compartilhando um pouco da minha experiência com aplicações na astrofísica e na neurociência.

Data: 07 de maio de 2021 – (sexta-feira) – Horário: 10h15min

Link de acesso ao canal do programa no YouTube: https://youtu.be/yKL3g44wswc

Defesa de mestrado de Rômulo Cenci – 6 de maio de 2021 – 9h30min

02/05/2021 09:00

O Programa de Pós-graduação em Física convida a todos para:

Defesa de Dissertação*

Rômulo Cenci

FORMAÇÃO DE CRISTAIS DE AGLOMERADOS EM SISTEMAS DE PARTÍCULAS REPULSIVAS

*(evento de reposição da disciplina seminários)

Banca Examinadora

Prof. Dr. Lucas Nicolao – (presidente) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Rogelio Díaz Méndez – (membro externo) – KTH – Sweden
Prof. Dr. Evy Augusto Salcedo Torres – (membro titular) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Wagner Figueiredo – (membro titular) – UFSC/FSC

Data: 6 de maio de 2021 – quinta-feira – Horário: 9h30min

Link de acesso a sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc

Defesa de mestrado de Maria Vitória Cavalheiro Issler – 7 de maio de 2021 – 9 horas

02/05/2021 09:00

O Programa de Pós-graduação em Física convida a todos para:

Defesa de Dissertação*

Maria Vitória Cavalheiro Issler

MODELO DA INFLUÊNCIA DE MIRNAS NO CROSS-TALK DE AUTOFAGIA E APOPTOSE EM CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO

*(evento de reposição da disciplina seminários)

Banca Examinadora

Prof. Dr. André Avelino Pasa – (presidente) – UFSC/FSC
Prof. Dr. Ney Lemke – (membro externo) – UNESP
Profª. Drª. Evelyn Winter da Silva – (membro titular) – UFSC/Curitibanos
Drª. Júlia Cisilotto – (membro titular) – UFSC/PPGFAR

Data: 7 de maio de 2021 – sexta-feira – Horário: 9 horas

Link de acesso a sala virtual: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.