Seminário com o Prof. Dr. Emmanuel Grave de Oliveira – Distribuições de quarks e glúons e o grande colisor de hádrons

24/03/2014 08:13

Distribuições de quarks e glúons e o grande colisor de hádrons

Prof. Dr. Emmanuel Grave de Oliveira

UFSC – Depto de Física

*Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

O grande colisor de hádrons (LHC) está produzindo uma grande quantidade de resultados experimentais, por exemplo, a detecção do bóson de Higgs. Como as colisões são de altas energias entre hádrons, precisamos descrever a composição destes em termos de quarks e gluons, partículas que interagem por meio da cromodinâmica quântica. Então, para o cálculo de qualquer quantidade, precisam ser conhecidas as distribuições de pártons (quarks e glúons). As muitas possibilidades de definição e uso das distribuições serão discutidas, já que a solução deste problema está em aberto. Como possibilidades de pesquisa a ser realizada aqui na UFSC, existe a ideia de criarem-se novas distribuições incorporando efeitos de altas energias (pequena fração de momentum longitudinal) e também a melhor aplicação das distribuições por meio da escolha da escala de fatorização.

Data: 28 de março de 2014  – Local: Sala 212 – Auditorio do Departamento de Física – Horário: 10h:15min