Seminário com o Dr. Márcio Ferreira – Transições de fase da QCD sob efeito de um campo magnético externo. – 10:15hs

05/06/2014 21:58

Transições de fase da QCD sob efeito de um campo magnético externo*

Dr. Marcio Ferreira

Departamento de Física, Universidade de Coimbra

*Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminário

O confinamento e quebra de simetria quiral são características não perturbativas da Cromodinâmica Quântica (QCD). Para o estudo das mesmas e das transições de fase associadas, usou-se o modelo efetivo de Polyakov–Nambu–Jona-Lasinio (PNJL) em SU(3), sob a acção de um campo magnético externo. As temperaturas críticas para as transições quirais e desconfinamento em função do campo magnético externo foram calculadas e as previsões do modelo foram comparadas com resultados da rede (QCD na rede). Adicionando no potencial de Polyakov uma dependência do campo magnético e usando a interação de entanglement, foi possível reproduzir a catálise magnética inversa, prevista por cálculos recentes na rede. O aparecimento da catálise magnética inversa no modelo está relacionado com o enfraquecimento da constante de interação com o campo magnético.

Data:  06 de Junho de 2014 – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10:15 horas