Seminário com o Prof. Dr. Eduardo Cantera Marino – 18 de novembro de 2016 – 10h15min

14/11/2016 08:10

Beleza e Verdade: Aspectos da Teoria Quântica de Campos na Física da Matéria Condensada*

Eduardo-Cantera-Marino-199x300

Responsável pela introdução, no Brasil, em 1985, da nova área de pesquisa: Aplicações de Teoria Quântica de Campos à Física da Matéria Condensada. Possui mais de 100 publicações científicas, entre artigos e proceedings.

Prof. Dr. Eduardo Cantera Marino

Instituto de física / UFRJ

*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários

Descrevemos diversos exemplos de aplicação dos métodos da Teoria de Campos em sistemas de Matéria Condensada que revelam amplamente a presença destas duas qualidades. Abordamos, em particular, os seguintes casos:

o Mecanismo de Higgs-Anderson e o Efeito Meissner, em física de partículas e supercondutores; os Mecanismos de Yukawa e Peierls, em física de partículas e polímeros; a Teoria Relativística de Dirac no grafeno e no siliceno; as propriedades de anyons não-abelianos e a computação quântica, estados topologicos da materia e, finalmente, os Férmions de Weyl, recentemente descobertos nos semimetais TaAs e NbAs.

Data: 18 de novembro de 2016 – (sexta-feira)- Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min