O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Pesquisador do CTI Renato Archer
Tecidos inteligentes eletricamente condutores*
Fernando Ely
Núcleo de Empacotamento Eletrônico, Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, CTI
*Evento de presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminários
Resumo:
A ideia da eletrônica impressa tem se expandido para o ramo têxtil lançando as bases para os denominados tecidos Inteligentes, os quais integram dispositivos eletrônicos e nanomateriais na indústria têxtil. Tecidos inteligentes referem-se a um amplo campo de estudos e produtos que estendem a funcionalidade e usabilidade dos tecidos comuns. Pesquisas nesta área abrangem desde pesquisa básica, acerca do desenho de novos materiais, até pesquisa aplicada visando à criação de novos têxteis funcionais e confortáveis. Tecidos inteligentes empregam produtos têxteis tais como: fibras, filamentos, fios tramados ou costurados que podem interagir com o ambiente ou o usuário. A convergência entre os tecidos inteligentes e a eletrônica dá origem ao termo “eletrônica têxtil”. Nesta apresentação, será apresentado um apanhado geral e resultados de pesquisa das técnicas para agregar valor aos tecidos comerciais, através da incorporação de nanomateriais condutores, visando futuras aplicações como tecidos inteligentes em “eletrônica vestível”.
Data: 04 de agosto de 2017 – (sexta-feira) – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10h15min
O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC organizou cursos concentrados e gratuitos de Matemática Básica, Introdução ao Cálculo e Introdução à Física para calouros, veteranos e comunidade. São 120 vagas em cada curso, que será oferecido em dois turnos, com 60 vagas cada um. Eles terão a duração de uma semana (cinco dias de aulas de 3h), dos dias 24 a 28 de julho no Espaço Físico Integrado.
(mais…)
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida a todos para o seminário:

Professor do Departamento de Física da UFSC
Emaranhamento Quântico na Ótica: como produzir feixes e fótons emaranhados em laboratório
Renné Medeiros de Araújo / UFSC
Resumo:
O emaranhamento é um fenômeno que emerge naturalmente da Teoria Quântica, formulada no primeiro terço do século passado. A estranheza deste fenômeno foi rapidamente apontada por Einstein, Podolski e Rosen, num famoso artigo de 1935, que chegaram a sugerir, devido a tal estranheza, que a Mecânica Quântica não poderia ser uma teoria completa.
Neste seminário, veremos como o emaranhamento quântico e a completeza da Mecânica Quântica se tornaram fatos hoje amplamente aceitos em virtude das diversas evidências experimentais disponíveis. Veremos também como se manifesta o emaranhamento no ramo da Ótica e quais os princípios físicos e dispositivos básicos envolvidos na produção experimental de feixes e fótons emaranhados. Por fim, mostrarei algumas das diversas aplicações do emaranhamento nos ramos da Comunicação e da Computação Quânticas.
Date: 7 de julho de 2017 – (sexta-feira) – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Hora: 10:15 am