Grupo de Ótica Quântica realiza missão de cooperação científica na China

22/08/2023 12:00

Sabe quanto tempo demora pra viajar até a China? No início do mês de agosto de 2023, nossos colegas, o Prof. Renné Medeiros de Araújo e os doutorandos Raphael César de Souza Pimenta e Lucas Marques Fagundes Silva, embarcaram numa viagem de 40h de avião de Florianópolis até Nanjing, na China, literalmente do outro lado do mundo.

A viagem ocorreu no âmbito de um projeto de colaboração científica no bloco dos BRICS e foi financiada com recursos do CNPq. O coordenador do projeto é o Prof. Paulo Henrique Souto Ribeiro (UFSC), que conta com os pesquisadores Sergei Kulik (Moscou, Rússia) e Xiaosong Ma (Nanjing, China) como colaboradores.

A Universidade de Nanjing foi a primeira parada do grupo, que fez um tour pelos experimentos de Ótica Quântica e Informação Quântica desenvolvidos no MaLab, onde o Prof. Xiaosong Ma coordena pesquisa de ponta nessas áreas. Lá, o Prof. Renné também apresentou ao grupo do Prof. Ma, por meio de seminário, as linhas de pesquisa do Laboratório de Ótica Quântica da UFSC. Identificados os pontos de possível colaboração, a expectativa agora é fortalecer a troca científica entre os dois grupos para desenvolver trabalhos de relevância internacional na área.

Na sequência da viagem, Renné, Raphael e Lucas foram até a cidade de Xi’an, famosa cidade histórica na China, conhecida por ter sido o ponto de partida da rota da seda e por abrigar as estátuas do exército de terracota, reconhecidas pelo UNESCO como Patrimônio Mundial. Em Xi’an, nossos peregrinos participaram de uma conferência com mais de mil pessoas, a CIOP 2023 (The 14th International Conference on Information Optics and Photonics), onde apresentaram oralmente seus trabalhos desenvolvidos na UFSC para um público de maioria chinesa e fizeram importantes contatos para potenciais novas colaborações internacionais.

No total, além de quase 4 dias em deslocamento (contando ida e volta), foram 8 dias de trocas científico-culturais interessantes em território chinês que encheram a bagagem do professor e dos alunos com aprendizados, histórias e souvenirs.