Seminário com Lía Carolina Almeida Soares de Medeiros – Microscopia Eletrônica de Varredura de Duplo-Feixe e sua Aplicação às Ciências Biológicas – 29 de novembro de 2013 – 10 horas

28/11/2013 15:50

Pós-doutoramento no Instituto Carlos Chagas (FIOCRUZ) na área de biologia molecular e celular de Tripanossomatídeos

Lía Carolina Almeida Soares de Medeiros

Pós-Doutoranda – Instituto Carlos Chagas – FIOCRUZ.

Desde o seu desenvolvimento, no final da década de 1930, e após sua demonstrada aplicabilidade no estudo de amostras de origem biológica, a partir da década de 50, a microscopia eletrônica de varredura (MEV) tem sido a modalidade de microscopia mais aplicada no estudo de superfícies celulares. No entanto, a dificuldade na observação simultânea de estruturas intracelulares e de superfície sempre se mostrou uma limitação no campo da microscopia eletrônica de varredura e transmissão. Dentro deste contexto, a reconstrução tri-dimensional, mostrou-se a melhor ferramenta para contornar esta limitação. Assim, métodos para a visualização tridimensional de estruturas biológicas têm sido extensivamente desenvolvidos e aplicados por diversos grupos de pesquisa. Recentemente, o desenvolvimento da microscopia eletrônica de varredura de duplo-feixe e sua adaptação para aplicação às ciências da vida tem demonstrado grande potencial inovador da MEV para biologia, principalmente pela possibilidade da obtenção de uma maior extensão do volume que pode ser reconstruído com este instrumento. Desta forma, a MEV de duplo-feixe, vem se mostrando extremamente eficiente para obtenção de dados morfométricos tri-dimensionais estatisticamente relevantes. Recentemente, esta metodologia foi aplicada à amostras de células vermelhas do sangue infectadas com o protozoário parasita Plasmodium, o agente causador da malária, uma doença que mata milhões de pessoas no mundo todo, principalmente nos países sub-desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Neste trabalho, a MEV de duplo-feixe foi utilizada para visualizar a arquitetura 3D de múltiplas hemácias infectados com Plasmodium chabaudi e analisar seus parâmetros morfométricos num espaço 3D. Foram analisadas e quantificadas alterações nas células hospedeiras, como por exemplo a variedade de formas e tamanhos de parasitas e estruturas por eles inseridas nas células hospedeiras. Desta forma, este trabalho exemplifica a contribuição da MEV de duplo-feixe para a obtenção de dados estatísticos para uma interpretação precisa de estruturas biológicas complexas.

Data: 29 de novembro de 2013 – (sexta-feira) – Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Química – Horário: 10 horas