Seminário com o Prof. Paulo Juliano Liebgott – Sólitons topológicos, dualidade eletromagnética e confinamento. – 10:15hs

19/05/2014 10:38

Sólitons Topológicos, dualidade eletromagnética e confinamento*

Prof. Paulo Juliano Liebgott

Departamento de Física da UFSC

*Presença obrigatória para os alunos matriculados na disciplina seminário

O estudo de soluções topológicas constituem um importante ramo da física, o qual possui aplicações em diferentes áreas. Em particular, soluções de monopolos e vórtices podem ser relevantes no chamado problema do confinamento em QCD. De acordo com as ideias de ‘t Hooft e Mandelstam, o confinamento em QCD seria um fenômeno dual ao confinamento de monopolos em um supercondutor por linhas de vórtices. Portanto, é importante compreender também a chamada dualidade eletromagnética em teorias com grupos de gauge não-Abelianos, tal qual ocorre com a QCD. Nesse seminário irei introduzir os conceitos de sólitons topológicos e dualidade eletromagnética em teorias não-Abelianas, além de apresentar alguns resultados obtidos em N=2 super Yang-Mills com grupo de gauge SU(n).

Data:  23 de Maio de 2014 – Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Horário: 10:15 horas