Seminar with professor Igor Dornelles Schoeller Siciliani – July 12, 2019 (friday) – 10:15 a.m.

09/07/2019 08:01

THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

Físicos no Mercado da Ciência de Dados
Igor Dornelles Schoeller Siciliani
Doutorando PPGFSC – Cientista de Dados Chefe na Meantrix (www.meantrix.com)

Abstract:

Há alguns anos o barateamento do custo do armazenamento dos dados e o aumento exponencial da capacidade de processamento culminaram com o surgimento de uma nova e atrativa área de domínio multidisciplinar, a Ciência de Dados. Em geral, a Ciência de Dados pode ser resumida como a combinação de habilidades de programação, conhecimentos em Matemática e Modelagem Estatística, Conhecimento de Negócio e Teoria da Informação. Hoje, praticamente, todos os sistemas e aplicativos do nosso cotidiano possuem algum componente feito por um cientista de dados, tais como, algoritmos de recomendação de vídeos, filmes, notícias e até mesmo de amigos; robôs autônomos operando grandes quantias em bolsas de valores, analisadores de créditos bancários, entre outros.
A aptidão para resolver problemas complexos através do formalismo matemático e o pensamento crítico são algumas das competências treinadas à exaustão no curso de Física. Por coincidência ou não, essas características são um dos pilares da análise de dados e implementação de técnicas de inteligência artificial.
Nesse seminário serão abordados temas basilares da Ciência de Dados: computação distribuída, “map-reduce”, análise de dados não-estruturados e aprendizagem de máquina, através de soluções reais desenvolvidas por mim e minha equipe, e também, sobre as possibilidades e desafios para físicos que desejam ingressar nessa área de trabalho.

Date: July 12, 2019 – (friday) – Place: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física – Time: 10:15 a.m.

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com