Seminário com Prof. Dr. Alejandro Mendoza Coto – 18 de agosto de 2023 (sexta-feira) – 10h15min

14/08/2023 11:17

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA convida para o seminário:

Fases de quasi-cristal na matéria quântica mole*

Prof. Dr. Alejandro Mendoza Coto
Departamento de Física, UFSC

*Evento de presença obrigatória da disciplina seminários

Resumo:
Avanços recentes na tecnologia de cavidades QED tem permitido a produção de interações efetivas sob demanda em sistemas de átomos frios. Tal customização das interações entre átomos em sistemas experimentais cria uma plataforma na qual modelos teóricos podem ser recriados e testados. Neste contexto, o presente trabalho estuda as propriedades do estado fundamental de um gás de bósons em duas dimensões com interações não locais realistas que apresentam múltiplas escalas características de comprimento. Esta classe de modelo é bem conhecida na área de matéria condensada mole por produzir fases moduladas complexas, em particular fases quasicristalinas.

No caso quântico, é estudado o diagrama de fases do modelo e mostrada a estabilização de fases quasicristalinas em determinadas regiões do espaço de parâmetros. Adicionalmente são caracterizados alguns observáveis experimentalmente relevantes para o sistema. Em um segundo momento do seminário é apresentada uma teoria microscópica para as excitações de baixa energia em um gás de bósons modulado na densidade com padrão periódico ou quase-periódico. O resultado obtido generaliza o conhecido espectro de energia de Bogoliubov para as excitações em condensados não homogêneos, enquanto mantém a conexão com os parâmetros microscópicos do sistema. A partir da construção dessa teoria são estudadas as propriedades do espectro de energia das excitações de baixa energia em estruturas quase cristalinas octogonais, decagonais e dodecagonais.

Referências:
[1] Cavity QED with quantum gases: new paradigms in many-body physics. F. Mivehvar, F. Piazza, T. Donner and H. Ritsch. Advances in Physics. (2021)
[2] Exploring quantum quasicrystal patterns: A variational study A. Mendoza-Coto, R. Turcati, V. Zampronio, R. Díaz-Méndez, T. Macrì, and F. Cinti. Phys. Rev. B 105, 134521. (2022)

Data: 18 de agosto de 2023 (sexta-feira) – Horário: 10h15min
Local: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física

Agenda de Seminários: https://ppgfsc.posgrad.ufsc.br/seminarios/

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com