Seminar with prof. Prof. Dr. Lucas Fugikawa Santos – 21/November/2014 – 10h15min

17/11/2014 08:52

 THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar: 

   Aplicações de Transistores de Filme Fino em Displays Transparentes e Flexíveis 

Prof. Dr. Lucas Fugikawa Santos

Universidade Estadual Paulista, UNESP, Departamento de Física – Campus de São José do Rio Preto.

 

Abstract:

Transistores de filme fino (TFTs) são dispositivos eletrônicos que têm sido amplamente aplicados em circuitos de controle de displays planos de matriz ativa baseados tanto em cristais líquidos (AMLCDs) quanto em diodos emissores de luz orgânicos (AMOLEDs). Embora a grande maioria dos displays de matriz ativos produzidos atualmente utilizem como material ativo o silício amorfo (a-Si), novos tipos de materiais têm sido estudados para poderem suprir as exigências de aplicações que irão requerer maiores taxas de repetição, recursos 3-D, grandes áreas, transparência e flexibilidade. Óxidos metálicos amorfos como o óxido de zinco (ZnO), óxido de zinco e índio (IZO) e óxido de índio, gálio e zinco (IGZO) são materiais que têm sido considerados como bons candidatos para substituir o a-Si em determinadas aplicações, em especial as que demandam transparência e flexibilidade. Recentemente, a produção de TFTs desses materiais depositados por solução tem chamado bastante a atenção, devido ao enorme potencial para a deposição em grandes áreas e a diminuição dos custos de produção. No presente trabalho, iremos apresentar os resultados de TFTs de óxidos metálicos processados por solução e discutir sobre os desafios tecnológicos que precisam ser superados para que esse tipo de tecnologia alcance o mercado.

[1] K.K. Banger, Y. Yamashita, K. Mori, R.L. Peterson, T. Leedham, J. Rickard and H. Sirringhaus, Nat. Mat. 10, 45-50 (2011).

[2] M.C. Gwinner, Y. Vaynzof, K.K. Banger, P.K.H. Ho, R.H. Friend and H. Sirringhaus, Adv. Funct. Mat. 20, 3457-3465 (2010)

 Date: 21/November/2014 – (Friday) – Place: Sala 212 – Auditório do Departamento de Física– Time: 10h15min

Comments

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com