Graduate Program in Physics at UFSC, Florianópolis
  • Publicado em 26/02/2021 às 10:15 AM




  • Seminar with professor Enrique Solano – April 16, 2021 (friday) – 10:15 a.m.

    Publicado em 10/04/2021 às 02:48 AM

    THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

    Computação Quântica: da Ciência à Tecnologia
    Prof. Enrique Solano
    University of the Basque Country, Bilbao, Spain

    Abstract:

    Haverá uma introdução pedagógica à computação quântica do ponto de vista histórico, científico e tecnológico. Em seguida, será apresentada a transição da computação quântica da ciência fundamental para a possibilidade de revolucionar a tecnologia com aplicativos impossíveis para a computação atual. Por fim, comentar-se-á sobre as possibilidades de desenvolvimento da carreira de pesquisador na área de negócios, tanto na área de software e hardware, clássica e quântica.

    Biografia

    Enrique Solano obteve o título de Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, em Lima, Peru, e o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Ele trabalhou como pesquisador no Max-Planck Institute for Quantum Optics, Garching, e na University Ludwig-Maximilian em Munique, Alemanha. É Professor Ikerbasque e diretor do centro internacional “Quantum Computing and Quantum Technologies (QUTIS)” da University of the Basque Country, Bilbao, Espanha, bem como Professor Ilustre e diretor do centro internacional “Quantum Artificial Intelligence for Science e Technology (QuArtist)” na Shanghai University, China. Em 2020 ele ocupou o cargo de Gerente Geral da empresa IQM Germany em Munique, Alemanha, pioneira e líder europeia em computação quântica. O Prof. Solano é um especialista em computação quântica e tecnologias quânticas, nas quais tem feito contribuições científicas e tecnológicas de impacto internacional. Ele publicou mais de 250 artigos científicos e seus centros de pesquisa são considerados think-tanks influentes de alta originalidade e produtividade. Este ano 2021 o Prof. Solano planeja criar empresas de consultoria e desenho disruptivo de computadores quânticos na Alemanha, para Europa e o mercado mundial.

    Date: April 16, 2021 – (friday) – Time: 10:15 a.m.

    link to access the youtube channel: https://youtu.be/w4Af1kt4IPA


  • Visiting researcher from PPGFSC / UFSC participates in a research group that finds evidence of Odderon’s evasive particle

    Publicado em 22/03/2021 às 09:44 AM

    Visiting professor at the Graduate Program in Physics at UFSC and particle physics researcher at Lund University

    The professor Roman Pasechnik, visiting professor at the Graduate Program in Physics at UFSC and particle physics researcher at Lund University, he is part of the Swedish-Hungarian research group that discovered the mythical particle Odderon with the help of an extensive analysis of experimental data from the Great Collider of CERN hadrons in Switzerland. For 50 years, the research community has been unsuccessfully searching for this particle.

    More details about the discovery can be accessed in physics.org.

    font: physics.org


  • Seminar with professor PhD. Neri Alves – March 26, 2021 (friday) – 10:15 a.m.

    Publicado em 21/03/2021 às 10:00 AM

    THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

     

    Diodos e transistores com gate eletrólitico (EGT) como potenciais dispositivos para eletrônica impressa e ferramentas para o estudo de semicondutores e interfaces.

    Prof. Dr. Neri Alves

    Departamento de Física, UNESP (Pres. Prudente)

    Abstract:

    A eletrônica impressa é uma área de grande interesse tecnológico e científico, especialmente em determinados nichos como, por exemplo, embalagens inteligentes, cartões de identificação por emissão eletromagnéticas (RFIDs), internet das coisas (IoT) e sensores. Nesta apresentação aborda-se o estudo da versão impressa de dois dos dispositivos fundamentais para o desenvolvimento da eletrônica impressa: o diodo e o transistor. Ressalta-se que o desenvolvimento de aplicações de eletrônicas impressa dependem fundamentalmente da capacidade de produzir bons diodos e transistores, os quais são utilizados em quase todos circuitos. Para a produção de um transistor impresso o principal desafio consiste em reduzir a tensão de operação, melhorar a estabilidade e aumentar a corrente de saída. Em eletrônica impressa essas características podem ser obtidas mais facilmente com os chamados transistores de eletrólito no gate (EGTs) que fazem uso de eletrólitos em substituição ao material dielétrico dos transistores convencionais. Os EGTs estão em destaques pela sua simplicidade de fabricação e versatilidade em aplicações, especialmente como sensores biológicos e em circuitos neuromórficos. Nesta apresentação, para além do desenvolvimento dos dispositivos propriamente dito visando suas aplicações, explora-se o fato de que os diodos e os EGTS constituem poderosas ferramentas para o estudo das propriedades dos materiais semicondutores e de suas interfaces com os eletrodos e eletrólitos. O conteúdo acima é apresentado ilustrando os trabalhos atualmente em desenvolvimento pela equipe do Laboratório de Dispositivos e Sensores Orgânicos (LaDSOr), coordenado pelo Prof. Dr. Neri Alves e situado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Pres. Prudente.

    Date: March 26, 2021 – (friday) – Time: 10:15 a.m.

    link to access the youtube channel: https://youtu.be/OY6L3EoF_q8


  • Seminar with professor Prof. Dr. Tiago José Nunes da Silva – March 19, 2021 (friday) – 10:15 a.m.

    Publicado em 15/03/2021 às 10:24 AM

    THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

    Efeitos pré-hidrodinâmicos em colisões ultra-relativísticas de íons pesados
    Prof. Dr. Tiago José Nunes da Silva
    Departamento de Física | UFSC

    Abstract:

    Plasma de quarks e glúons (QGP) é um estado extremo da matéria fortemente interagente constituído por uma “sopa” de quarks e glúons não-confinados. As condições extremas necessárias para sua formação podem ser naturalmente encontradas no universo primordial e, especula-se, no interior de objetos astrofísicos ultra-compactos, como as estrelas de nêutrons. Podem, também, ser recriadas em experimentos de colisões ultra-relativísticas de íons pesados, que têm sido conduzidos, por exemplo, no LHC e no RHIC.
    Nesse seminário, veremos como investigar os diversos processos físicos que acontecem durante tais experimentos utilizando um modelo numérico híbrido para simular todas as diferentes etapas de uma colisão de íons pesados, incluindo a evolução do QGP através da hidrodinâmica relativística viscosa. Em seguida, abordaremos como diferentes cenários para a descrição da etapa pré-hidrodinâmica podem impactar os observáveis experimentais do estado final e apontaremos possíveis caminhos para o refinamento dos modelos em questão.

    Date: March 19, 2021 – (friday)  – Time: 10:15 a.m.

    link to access the youtube channel: https://youtu.be/Lfgs_0Wx1eM


  • Seminar with professor Norberto Masciocchi – March 12, 2021 (friday) – 10:15 a.m.

    Publicado em 08/03/2021 às 03:56 PM

    THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

    “Bragg and Debye were right !”
    Norberto Masciocchi
    University of Insubria and To.Sca.Lab, Italy

    Abstract:

    This presentation will cover more than 100 years of structural methods for crystalline matter, emphasizing the key steps which made it possible to define stable and efficient protocols for deriving otherwise inaccessible structural information at the atomic resolution. 20th century crystallographers paved the way to the obtention of structure, microstructure, morphology, and defectiveness of many functional materials, by devising theories and experiments which, in 2021, have been further optimized to an unprecedented level. Examples from the sagacious use of polycrystalline diffraction/scattering techniques for real materials, assisted by unmatched computational power, will be provided, and the complementarity of Bragg’s and Debye approaches will be highlighted.

    Date: March 12, 2021 – (friday) – Time: 10:15 a.m.

    link to access the youtube channel: https://youtu.be/MCJStI201pc


  • Qualifying Examination for Doctoral Thesis of Eliton Popovicz Seidel – March 5, 2021 – friday – 15 horas

    Publicado em 27/02/2021 às 10:00 AM

    The Physics Graduate Program invites everyone to:

    Qualifying Examination for Doctoral Thesis

    Eliton Popovicz Seidel

    ESPALHAMENTO E ANIQUILAÇÃO DE PÓSITRONS POR ÁTOMO DE HIDROGÊNIO EM BAIXAS ENERGIAS

    Defense Committee:

    Prof. Dr. Felipe Arretche – (president) – UFSC/FSC
    Prof. Dr. Celso de Camargo Barros Junior – (local member) – UFSC/FSC
    Prof. Dr. Lucas Nicolao – (local member) – UFSC/FSC
    Prof. Dr. Alejandro Mendoza Coto – (local member) – UFSC/FSC

    Date: March 5, 2021 – friday – Time: 15 horas 

    link to access virtual room: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc


  • Admission Process Notice to the Graduate Program in Physics of the Federal University of Santa Catarina (PPGFSC/UFSC)

    Publicado em 26/02/2021 às 10:00 AM

    The Graduate Program in Physics of UFSC makes public the admission process’s notice to the Master and PhD programs entrance at the semester 2021/1.

    Registration will be made up Frebuary 26, 2021 until 5 pm on 3/15/2021, The PPGFSC regards the grade of the Brazilian Unified Exam of Physics Graduate Courses (Exame Unificado de Pós-Graduações em Física – EUF) to the entrance at the master and PhD programs.

    Click here to access the admission process website of the PPGFSC/UFSC


  • Seminar with professor Prof. Dr. Cristiano Legnani – February 26, 2021 (friday) – 10:15 a.m.

    Publicado em 22/02/2021 às 11:04 AM

    THE PHYSICS GRADUATE PROGRAM invites everyone to the seminar:

    Uso de Polímeros Naturais para o Desenvolvimento de Substratos Condutores, Transparentes, Biocompatíveis e Flexíveis em Eletrônica Orgânica: Eletrônica Orgânica a Serviço da Vida

    Prof. Dr. Cristiano Legnani

    Departamento de Física | Universidade Federal de Juiz de Fora

    Abstract:

    Neste seminário iremos abordar o desenvolvimento de novos susbtratos flexíveis, transparentes e condutores para a aplicação em eletrônica orgânica. Com destaque para os substratos desenvolvidos a partir do uso de polímeros naturais e biocompatíveis. O desenvolvimento de tais susbtratos possibilitam seu uso em aplicações em que exista a interação de tecidos biológicos e dispositivos eletro-orgânicos. Desta forma atuando diretamente no que denominamos bioeletrônica orgânica. Desta forma, durante o seminário iremos apresentar os últimos resultados relativos a produção, caracterização e aplicações em eletrônica orgânica dos susbtratos desenvolvidos.

    Date: February 26, 2021 – (friday) – Time: 10:15 a.m.

    link to access the youtube channel: https://youtu.be/xlVcxVIJ09g


  • Doctoral Thesis defence of Kelli da Fátima Ulbrich – February 23, 2021 – tuesday – Times: 2:00 pm

    Publicado em 16/02/2021 às 09:31 AM

    The Physics Graduate Program invites everyone to:

    Defense of Doctoral Thesis

    Kelli da Fátima Ulbrich

    SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF A NEW NANOCRYSTALLINE IRON TELLURIDE PRODUCED BY MECANOQUÍMICA

    Defense Committee:

    Prof. Dr. Carlos Eduardo Maduro de Campos – (president) – (UFSC/FSC)
    Profª. Drª. Cristiane Barbieri Rodella – (external member) – LNLS-CNPEM e UNICAMP
    Prof. Dr. José Marcos Sasaki – (external member) – UFC
    Prof. Dr. Luis Guilherme de Carvalho Rego – (membro titular) – UFSC/FSC

    Date: February 23, 2021 – tuesday – Times: 2:00 pm 

    virtual room access link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgfsc-ufsc


Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com